A CASA DE RÉGIO

O Diário de Notícias é, na minha opinião, o melhor diário actualmente publicado em Portugal. Quer no plano gráfico, quer sobretudo nos conteúdos, noticiosos e de opinião, distingue-se claramente da concorrência. No entanto, está longe de conseguir o êxito editorial que alguns outros, bem mais próximos do pasquim que do periódico informativo, conseguem… Mistérios do mercado.

O presente texto não se destina a constituir local de opinião, pessoalíssima, sobre o diário. O que desejo, nesta oportunidade, é realçar a interessante sugestão hoje contida na sua secção Neste Verão não quero deixar de…

Subscrito por Lina Santos, o pretexto escolhido foi Conhecer Escritores pelas suas Casas. As sugestões, concretas e com algum pormenor, são as casas de Fernando Pessoa (Lisboa), Miguel Torga (Coimbra), Camilo Castelo Branco (São Miguel de Seide) e José Régio (Portalegre). Estas antigas residências, hoje transformadas em casas-museus, “albergam espólio e objectos pessoais, bem como armazenam vivências de quem ali escreveu.” Creio que esta breve mas significativa descrição constitui uma explicação cabal para que Portalegre tenha ganho, pelo justo critério enunciado, a primazia a Vila do Conde, onde se situa uma outra valiosa Casa do Poeta. Porém, e isso nem sempre é valorizado, os anos de produção essencial de Régio, no plano qualitativo como no quantitativo, correspondem às suas três décadas “portalegrenses”.

Lina Santos, no seu curto mas denso texto, dá conta de que “José Régio, cuja vida se repartiu entre Vila do Conde, onde nasceu, e Portalegre, onde deu aulas, a casa que acolhe o seu espólio reflecte a sua maneira de viver e os seus interesses, sobretudo o coleccionismo. Começou, por exemplo, por alugar apenas um quarto desta. À medida que ia necessitando de mais espaço, requisitava mais dependências.”

Deve saudar-se esta iniciativa do Diário de Notícias, um belo serviço público dedicado à nossa terra, num pretexto válido e bem estruturado.

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s