Não há mais pachorra!

Não, não há mais pachorra!

O Estado português, obrigado por decreto a respeitar o Acordo Ortográfico, não o cumpre. Isto é, dá o exemplo da contradição.

Os jornais, felizmente contendo ainda algum espaço de liberdade, abundam em exemplos de cronistas e comentadores, residentes ou eventuais, inteligentes, cultos e autónomos, que fazem gala em fazer ostentar, como desafio, a sua expressa repulsa para com a violência, a cretinice, o absurdo linguístico que é o Acordo.

Os senhores ministros, como festeiros provincianos, ganharam o hábito de ostentar um nacional emblema de lata na lapela, provavelmente para significarem um patriotismo que de facto não sentem nem praticam. Assim é também nos anúncios oficiais patentes todos os dias nos jornais. Ostentando o símbolo do governo de Portugal, deveriam ser portadores das suas próprias regras, embora absurdas. Nada mais falso. Todos os dias, cada oficial publicação é o sinal da contradição, onde os diretores falam dos directores, onde a seleção é bem pouco selectiva, onde o erro se mistura ostensivamente com o correto (ou correcto, ou corretco, ou cocrreto, ou ccorreto?), enfim num espectáculo (ou é espetáculo, ou espetácuclo, ou é ecpestaculo?) deprimente. Sejam honestos, pelo menos uma vez, e acabem com tão pública palhaçada!

Por mim, declaro acabar hoje e aqui com a revelação da vergonha ortográfica publicada no quotidiano. Vou deixar de me preocupar com as páginas dos anúncios oficiais.

Por uma questão de pudor, por uma questão de higiene, por uma questão de patriotismo. Do autêntico, por dentro, sem ser de lata…

 Largo dos Correios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s