Antigos alunos da Escola do Magistério Primário

emppAqui, ontem, evoquei a pioneira reunião de antigos alunos do liceu local. Hoje lembro um outro encontro, similar, também acontecido em Portalegre, protagonizado pelos alunos do segundo curso da antiga Escola do Magistério Primário local.

Aconteceu em 2002, portanto há dez anos.

Os alunos do curso de 1960-1962 reuniram-se então, e deixaram um testemunho sob a forma duma pequena mas significativa brochura, onde ficaram registados nomes, contactos, testemunhos, fotos, desejos, sonhos…

A Comissão Organizadora, que realizou o empenhado trabalho traduzido no inegável êxito do evento, foi constituída por Alzira de Fátima Semedo Picado, Eduardo Sousa Lima (Du), Ilídia da Conceição Faria Soares, Joaquim Vicente Alexandre, José Maria Pinheiro Moura e Maria Odete Ventura Gigante Nabais.

O antigo professor de Didáctica Manuel Inácio Pestana resumiu no seu breve testemunho o sentimento dominante naquele encontro dos jovens de há quarenta anos atrás…

ilustr 01É verdade que, nessa altura, ficou desejado, assente e passado a escrito o próximo encontro também em Portalegre, neste ano preciso que agora vai findando, aquele em que se festejou o cinquentenário do curso. Infelizmente, não aconteceu. Porquê?

Provavelmente, porque mudaram as circunstâncias, porque –com certa naturalidade- esfriou algo do entusiasmo inicial, porque se separaram, porque perderam o contacto, sobretudo porque a doença e a morte atingiram alguns dos elementos do grupo.

Também porque, nos tempos que passam, não sobra muita vontade para festejar, mesmo que o sentimento o justifique, mesmo que a vontade permaneça. Talvez por tudo isto, um pouco…

Não são fáceis os dias que se vivem.

Por isso, aqui fica a memória possível de há dez anos, na reprodução de uma pequena parte do material produzido e na foto de família.

curso 2 emppFica também o desejo de que, para o ano que aí vem, ou noutro qualquer mais para diante, ainda sobre o ânimo nessa gente notável de 1960-1962 para festejarem em aniversário conjunto, cinquenta e tal, sessenta e picos, setenta mais uns pozinhos, de amizade, das recordações do sofrimento e da glória, de vida, afinal.

E até à eternidade.

2 thoughts on “Antigos alunos da Escola do Magistério Primário

  1. Que saudade, que saudade!
    Estive no Magistério nos anos 1970-1972. Dez anos mais tarde, portanto. Mas ao rever esta foto fiquei assim meio nostálgica. Mas uma nostálgica alegre e contente por ver que ainda há quem recorde bons momentos. Para mim foram. Abraço da colega, Gabriela. 😉

  2. Gostaria de ter uma foto dos colegas que estiveram nos anos 1968-1970. A foto de curso, por razões desconhecidas, não a tenho, o que me deixou muito triste. Era uma foto de grupo, que para mim tem um significado muito importante.
    Maria do Carmo Judas
    Conclusão do curso em 1970

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s