Uma data de datas – V – Vasco Santana

datas

28 de Janeiro de 1898 – Nasce Vasco Santana 

Vasco (António Rodrigues) Santana, que nasceu e morreu em Lisboa (1958), foi um dos maiores actores de teatro e cinema do seu tempo, de todos os tempos.DSC03839

A sua popularidade foi enorme, proporcional à dimensão da sua robusta figura, marcando para sempre a comédia teatral à portuguesa e constituindo-se como intérprete praticamente obrigatório dos filmes nacionais, na sua época.

Tornou-se um autêntico mito e protagonizou com a excelente actriz Laura Alves uma dupla de sucesso.

VS

Sem título-1Na rádio (Emissora Nacional) também ficaram célebres as séries As Lições do Tonecas (1948) e  Zequinha e Lelé (1952), esta na companhia de Irene Velez.

Ainda hoje se vêem com agrado os muitos filmes, a preto e branco, em que interpretou personagens míticas. Embora dominasse na perfeição as técnicas da representação, dispunha duma notável capacidade de improvisação. As suas duplas com Ribeirinho e os seus diálogos com António Silva constituiram momentos dos mais marcantes no cinema nacional. Quem não se lembra de Pai Tirano, Pátio das Cantigas, A Canção de Lisboa, Camões, Fado ou O Costa de África, por exemplo?

Humanista por excelência, Vasco Santana abandonou outra forte vocação, pictórica, pelo serviço nos palcos e nas telas. Pelo amor à arte de representar, interrompeu o curso de arquitectura e, depois, a paixão pela pintura, tendo mesmo chegado a frequentar a Escola de Belas-Artes.

Foi casado com a actriz Mirita Casimiro e pai do, também actor, Henrique Santana.

Do filme de Cottinelli Telmo  A Canção de Lisboa (o primeiro filme sonoro nacional, de 1933), recorda-se a seguir uma animada discussão entre Vasco Santana e Beatriz Costa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s