CONSCIÊNCIA E LIBERDADE

PRÉMIO CONSCIÊNCIA E LIBERDADE 2013

 

Da página http://www.adventistas.org.pt recolhi e divulgo, com a devida vénia, o texto seguinte:

 

O prémio “Consciência e Liberdade 2013” teve como tema “A Liberdade Religiosa content_Cartaz_Pr__mio_C_Lna Lusofonia” e foi destinado à apresentação de trabalhos relacionados com temas de Liberdade Religiosa, sob as perspectivas teológica, jurídica, histórica, filosófica e sociológica.

Esta iniciativa contou com a parceria científica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e com o apoio da Comissão de Liberdade Religiosa.

Da liberdade religiosa à urgência do diálogo – A experiência contemporânea” foi o texto premiado da autoria de Joaquim Franco. O jornalista, licenciado em Ciência das Religiões, nasceu em 1967, e é formado em jornalismo pelo CENJOR. É actualmente jornalista na SIC e cronista na Rádio Renascença.

Segundo o júri, composto por um elemento da AIDLR-PT, um elemento da área de ciência das religiões da Universidade Lusófona e um elemento da Comissão de Liberdade Religiosa, “o texto vencedor apresenta uma reflexão fundamentada e content_2ConfCL-Cartazoriginal sobre a importância do fenómeno religioso no mundo contemporâneo, partindo dos mais mediáticos casos de tensão religiosa nos últimos anos e apresentando o diálogo como fundamento da inevitabilidade da liberdade religiosa na defesa do bem comum.”

A entrega do prémio e a apresentação do trabalho terão lugar na II Conferência Consciência e Liberdade, no dia 28 de Maio, pelas 18h00, na Universidade Lusófona em Lisboa.

 

Acontece que o jornalista agora premiado é o responsável pela recente reportagem, também aqui divulgada, sobre o documentário Esplendores do Episcopado, centrado na viagem e recepção do bispo D. Agostinho de Moura, a quando da sua triunfal entrada solene na Diocese de Portalegre, acontecida a 10 de Maio de 1953.JoaquimFranco

Este programa, transmitido pela SIC, será divulgado também na SIC Notícias, em versão mais alargada. Se dessa transmissão dispuser de atempada notícia, como espero, aqui se dará a devida conta dessa calendarização.

Para já, assinala-se mais um prestigiante prémio atribuído ao jornalista Joaquim Franco, que assim vê o seu já considerável currículo justamente valorizado.

A cerimónia de entrega acontecerá amanhã, conforme a informação junta.

Daqui lhe envio, por isso, um abraço amigo de parabéns e de admiração, com os votos de uma carreira repleta de êxitos pessoais e profissionais.

 

António Martinó de Azevedo Coutinho  

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s