O CASO FERNANDO GREGO – cinco

cabeçalho

QUINTO ACTO

Certamente, estaremos agora em mais perfeitas condições para entendermos o drama intelectual, psicológico e emocional de José Régio, um criador literário que assume o Teatro como a parte mais significativa da sua obra e que deseja ansiosamente vê-lo representado. E compreendido.

Portanto, creio chegada a oportunidade de, tal como se ensaiou com a enumeração da obra teatral regiana publicada em volume, conhecer os seus respectivos destinos em palco.

 

Sonho duma Véspera de Exame

Peça representada no Teatro Portalegrense a 30 de Março de 1936, em récita dos alunos do Liceu de Mousinho da Silveira, com música de José Cordeiro e cenários e figurinos de João Tavares. Entre os intérpretes, distinguiu-se o jovem e prometedor Artur Semedo…

Representado depois no Teatro Portalegrense (desactivado), em 5 de Outubro de 1984, pela Companhia de Teatro d’O Semeador, de Portalegre, numa encenação de Augusto Mascarenhas, com cenários e figurinos de Vladimiro Franklin.

  5 - sonho (1280x561)

Jacob e o Anjo

Em 1939, houve uma tentativa da Emissora Nacional para realização de um espectáculo com encenação de João Villaret. Falhou…

No fins de 1955, aconteceu nova tentativa, agora de Vasco Morgado, no  Monumental. Idem…

Em 1956, celebrando os Trinta Anos de Cultura (do regime!), a Emissora Nacional trans­mitiu um arranjo radiofónico da peça. Como intérpretes, Carlos Wallenstein fez o Rei, Cármen Dolores a Rainha, Augusto de Figueiredo o Anjo-Bobo e Álvaro Benamor o Duque… Régio escreveu a este propósito: “Não me parece que este ensaio só falado duma peça que nasceu para ser ouvida e vista – pudesse desanimar quem pretenda pô-la em cena”. – Diário Íntimo (3 de Setembro de 1956)

A 1.ª representação (em tradução francesa de André Raibaud e adaptação de J. B. Jeener), aconteceu no Studio des Champs Élysées, de Paris, em 31 de Dezembro de 1952, numa encenação de Jacques Charpin, com cenários e figurinos de Jean-Denis Maillart e música de cena de Yves Claoné.  (esteve em cena apenas 17 dias, tendo recebido críticas desfavoráveis…)

A 1.ª representação em Portugal foi concretizada pela Companhia do Teatro Popular de Lisboa, em 22 de Maio de 1968, no Teatro da Estufa Fria, numa encenação de Orlando Vitorino, com cenários e figurinos de Pinto de Campos. Recebeu uma dura crítica de Carlos Porto. Alguns intérpretes: Augusto de Figueiredo, Andrade e Silva, Ricardo Alberty, Madalena Sotto, Henrique Viana, Alves da Costa, Assis Pacheco…

 5 - jacob (1280x592)

Três Máscaras

Representação (discreta) pelo Grupo de Teatro Moderno da Faculdade de Letras de Lisboa,  em 1947.

Transmitida pela Rádio-Televisão Portuguesa em 15 de Abril de 1970, numa realização de Pedro Martins, com cenários de Monis Pereira. Alguns intérpretes: Manuela de Freitas, João Mota, João Perry…

Em 1984, Maria de Lurdes Martins adaptou esta peça para ópera.

 5 - máscaras (1280x707)

Benilde ou a Virgem-Mãe

1.ª representação no Teatro Nacional de D. Maria II, em 25 de Novembro de 1947, numa encenação de Amélia Rey-Colaço, com cenários de Lucien Donnat. Alguns intérpretes: Maria Barroso, Augusto de Figueiredo, Amélia Rey-Colaço, Robles Monteiro…

5 - benilde (1280x510)

El-Rei Sebastião

1.ª representação no Cine-Teatro Crisfal, em Portalegre, 19 de Outubro de 1985, com direcção de Carlos César, guarda-roupa de Anahory e supervisão plástica de Rita Garnel, na despedida dos palcos de Amélia Rey-Colaço. Alguns intérpretes: Amélia Rey-Colaço, José Wallenstein, Carlos Wallenstein, Manuel Cavaco, António Feio, Tó Zé Martinho…

5 - sebastião (1280x759)

A Salvação do Mundo

1.ª representação na Casa da Comarca de Arganil, pelo Grupo Cénico da Associação da Faculdade de Direito de Lisboa, em 28 de Abril de 1956, numa encenação de Claude-Henri Frèches, com apontamentos coreográficos de Bento José da Câmara, maquetas e cenários de Agostinho de Castro e Dimitri Ganzelevitch. Alguns intérpretes; Mário Marchante (que seria mais tarde governador civil em Portalegre), Fernando Midões…

Proibida, logo após a estreia, pela Censura, e só autorizada após a morte do autor…

Representada pela Companhia do Teatro Municipal de São Luiz, em Novembro de 1971, numa encenação de Costa Ferreira, com cenários e figurinos de Artur Casais e a colaboração musical de Luís Costa Gomes. Iniciativa de Luís Francisco Rebello, recebeu outra dura crítica de Carlos Porto. Alguns intérpretes: João Lourenço, Álvaro Benamor, Joaquim Rosa, Eunice Muñoz, Mário Sargedas, Victor de Sousa, Andrade e Silva, Fernanda Figueiredo…

 5 - salvação (1280x644)

O Meu Caso

No Index da Censura até ao 25 de Abril…

Representada pelo Teatro d’O Semeador, Portalegre, em 1983, com encenação de Augusto Mascarenhas, cenografia de Israel Antunes, guarda-roupa de Elvira Lisboa, som e luz de Victor Pires.

Representada pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), a nível académico, em 2 de Junho de 1995.

Representada novamente pelo Teatro d’O Semeador, Portalegre, em 2001, a quando das comemorações do 1.º centenário do Nascimento de José Régio. Encenação de José Mascarenhas, que também representou.

 5 - caso (1280x713)

Mário ou Eu Próprio-o Outro

1.ª representação em 17 de Maio de 1958, no Teatro Avenida, de Coimbra, pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), numa encenção de Paulo Quintela.

Representado por diversos agrupamentos universitários e experimentais, e na Casa da Comédia, em 16 de Outubro de 1969, numa encenação de Norberto Barroca. Alguns intérpretes: Jorge Vale, Victor de Sousa…

Em 2003, Manoel de Oliveira encenou esta peça em Roma, Itália.

 5 - mário (1280x514)

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s