1966 – O Mundial de Futebol (parte cinco)
O número 981 da revista Flama, datado de 5 de Agosto de 1966, contém o balanço final do Mundial. A capa (Grande Reportagem – Especial; Número Recordação) e as 10 páginas do interior dedicadas ao acontecimento reflectem a opinião dos jornalistas enviados a Inglaterra, unânime em relação a tudo quanto foi dito e escrito sobre a nossa participação, a melhor de todas até hoje.
A notável fotografia que abre a reportagem tornou-se um clássico do género, com a imagem de Eusébio, inconsolável após a (injusta) derrota frente à selecção da casa. Aliás, na presença nacional é destacado o reinado do pantera negra, “coroado como novo senhor do futebol nacional”…
Mais uma vez, texto e fotografias se equivalem em qualidade, devendo realçar-se a circunstância de a Flama ser uma revista generalista e não um periódico desportivo.
O penúltimo momento de reportagem recorda o encontro onde a selecção nacional conquistou o terceiro lugar em disputa directa com a forte equipa russa. Por fim, regista-se a recepção, já de regresso a Portugal.
Assim se completa este capítulo da vida desportiva de Eusébio da Silva Ferreira. Outros se seguirão.