EUSÉBIO – Crónicas de um reinado – 14

cabeçalhébio

Neste penúltimo “capítulo” da série dedicada ao “pantera negra” divulga-se parcialmente a revista O Século Ilustrado de 20 de Março de 1965, no respeitante a um das proezas futebolísticas de Eusébio. new-6

Uma fotografia da capa revela, significativamente, a dureza da marcação normalmente exercida sobre o futebolista, no claro objectivo de lhe limitar a acção. A reportagem do duro encontro de Madrid dispõe de algumas fotografias assinadas por Eduardo Gageiro, o que lhe confere mais qualidade.

Por outro lado, e aqui ficam também disso alguns exemplos soltos, Eusébio foi capa de sucesso em múltiplas capas de publicações diversas, cartazes, posters, autocolantes, cromos de colecção, separatas, motivos os mais variados aos quais a sua imagem trouxe uma inegável, e vendável, mais-valia.

As reproduções juntas são as capas do Álbum dos Campeões, de 1962, e do Álbum de Finalista (Benfica) nas épocas de 1962 e 1963. Finalmente, posterior, um poster com a equipa do Benfica, campeão nacional de 1966/67, que a TAP usava como brinde distribuído aos seus passageiros para todo o Mundo, assim veiculando a imagem de Eusébio, sua estrela maior.

14 - chamartin 01

14 - chamartin 02 14 - chamartin 03 14 - chamartin 04 14 - chamartin 05

new-4 new-5 MDS00595 MDS00597

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s