AO – Última Hora

Reconheço, sem qualquer dificuldade, que tenho nestes últimos dias usado e abusado deste espaço e, provavelmente, da paciência dos amigos e fiéis leitores do blog. Falo, naturalmente, dos textos aqui colocados sobre a magna questão que talvez (!?) amanhã possa sofrer alguma inflexão na modorra em que há muito caiu. Quem seja adepto do acordo ortográfico deve maldizer-me, mas a minha posição é muito simples: reconheço a todos o direito a uma livre escolha, incluindo aqui as opções ortográficas e os blogs que frequentam. Espero receber idêntica reciprocidade: a de me serem permitidos a manutenção do estatuto de feroz e irredutível adversário desse acordo (até porque explico em pormenor os porquês) e também o preenchimento destas páginas como muito bem me apetecer.

A militância de uma causa é assim, ou a sério ou não vale a pena. E esta não é uma questão tão insignificante como alguns possam pensar; envolve o respeito pelo nosso passado, pelo bom senso, pelo rigor histórico, científico e patrimonial onde assentam as bases daquilo que Fernando Pessoa considerou a sua Pátria. É também a minha.

Há dias, precisamente anteontem, 25, quando a este propósito aqui deixei o texto Sexta-feira anda à roda, coloquei nele algumas questões que julguei pertinentes, sobretudo a da liberdade de consciência, logo de voto, dos deputados. Ora este significativo “pormenor” é abordado num curto artigo, curto mas bastante esclarecedor, subscrito pela jornalista Maria Lopes numa coluna do Público de hoje. Na Internet, logo o PSD fez saber, em declarações prestadas ao jornalista Ricardo Rego do semanário Sol, a sua posição a tal propósito.

Sem qualquer comentário, aqui fica, em Última Hora, a reprodução de ambos os documentos.

Amanhã, neste particular, apenas colocarei no blog um interessante artigo de opinião, alheio, sobre o tema. O que acontecer no Parlamento ficará para depois…

ao ultima horaao ultima hora 1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s