FELIZ PÁSCOA, com Tintin

páscoa 00

Feliz Páscoa para todos, com Tintin

Jorge Magalhães, no seu excepcional “blog” O Gato Alfarrabista, que se tornou meu guia, aproveitou uma capa da antiga revista Tintin (a original) para desejar as Boas Festas Pascais aos seus leitores. Vou seguir-lhe o exemplo, acrescentando quantidade à sua qualidade.
Fui igualmente a Tintin/Hergé, aliás uma fabulosa e inesgotável fonte, e recuei um pouco. À capa do n.º 14 do 10.º ano (6 de Abril de 1955) da revista semanal belga, acrescento a do n.º 13 do 8.º ano (1 de Abril de 1953), com algum do seu conteúdo alusivo à quadra.
Ao inspirado e delicioso Raymond Macherot, com a sua primaveril zoologia, contraponho a arte do próprio Hergé, numa capa onde Tintin e a equipa -Milou, Haddock, Tournesol e Dupond/t- fazem soar um grande sino pascal. E junto-lhes o poema Le Troisième Jour…, de M. Verstraete, assim como a banda desenhada En Ce Temps-La, pequena obra-prima de Paul Cuvelier, com argumento de Yves Duval (então com 19 anos!), que subscreve mais adiante um pequeno e inspirado conto de Páscoa intitulado La Cloche de Mortpierre.

páscoa 0

cuvelier

Paul Cuvelier (1923-1978) foi um criador belga de BD, super-dotado auto-didacta que co-fundou com Hergé e Edgar Pierre Jacobs, em 1946, o jornal Tintin. A sua principal criação, para além de Wapi e Line, foi a personagem Corentin, uma espécie de juvenil Robinson Crusoé.

páscoa 01 páscoa 02 páscoa 03 páscoa 04 páscoa 05

1 thought on “FELIZ PÁSCOA, com Tintin

  1. Pingback: NAQUELE TEMPO – 1 |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s