DIA 151 – 31 de Maio de 1987
A partir desta primeira edição, em 1987, a Organização Mundial de Saúde, lança sempre um objectivo anual para cumprir no dia 31 de Maio.
Estas comemorações tendem a alertar a população em geral para os malefícios do tabaco e para sensibilizar todos para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam dos riscos do tabagismo passivo. Pretende-se também encorajar os governantes para a urgência da produção de regulamentos restritivos do uso do tabaco.
Enquanto houver fumadores, nunca o tabagismo deixará de ser um problema. Todavia, há dados animadores relativamente ao nosso país, uma vez que apresenta um índice bastante baixo relativamente à Europa: o índice europeu é de 32%, havendo paises com 42%, sendo o nosso de 26%.
A epidemia que me parece ser mais preocupante nos nossos dias, é a obesidade.
Em Portugal, a pré-obesidade e obesidade é de 53,6% acima dos 18 anos, com 14,2% de obesos.
A obesidade e pré-obesidade em idade escolar é de 31%, com 10% de obesos.
Este fenómeno, triplicou nos últimos 20 anos.
Além dos problemas de saúde consequentes da obesidade, existe outra consequência perigosa sobretudo para a juventude, que é a tendencia de rejeição de pessoas com obesidade, por parte de empregadores, numa época em que a oferta de mão-de-obra, excede em muito a procura.
Os principais responsáveis deste fenómeno, serão: automóvel, net e jogos de computador, enorme variedade de produtos apelativos (altamente calóricos) nas prateleiras das grandes superficies, forte diminuição de confecção de refeições em casa, dada a falta de tempo por parte das donas de casa.
Joaquim Chagas