Francisco Sancho – a morte de um homem bom de Alter

Colhi a notícia, há pouco, na divulgação que, sob a chancela do seu jornal Altosancho 3 Alentejo, Manuel Isaac colocou on line. Um alterenese comunicou assim, afinal,  o desaparecimento de um seu destacado conterrâneo.

Conheci Francisco Manuel de Sousa Sancho durante o seu segundo mandato autárquico, como presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, a pretexto da comemoração dos 750 anos da concessão do primeiro foral daquela vila norte-alentejana. Foi em princípios de 1982, já lá vão 32 anos, e sempre mantive e reforcei depois sobre ele a excelente impressão nascida nesses primeiros contactos, estabelecidos no âmbito da revista cultural portalegrense A Cidade, onde o facto teve o devido destaque.

sancho 1Francisco Sancho era um cidadão empenhado no progresso da sua comunidade e deu o melhor de si em tal serviço. Dotado de uma cativante simpatia, soube cumprir por duas vezes a missão de autarca atento aos problemas locais, que sempre tentou resolver com notável sentido de responsabilidade e de geração de consensos alargados.

Muitas vezes com ele conversei nos anos seguintes, quando o encontrava, quersancho 2 em Portalegre quer em Alter do Chão. Sempre fiquei encantado com a qualidade humana que revelava, com o actuante humanismo patente no que pensava e exprimia, no que partilhava em cultura temperada pela  rara sensibilidade.

Compreendo que seja grande a dor de uma comunidade inteira, na perda sem remédio de um dos homens bons de Alter. O seu diversificado currículo demonstra o ecletismo pessoal e a forte inserção na vila e na sua zona de influência.

À sua família deixo aqui a expressão da minha solidariedade.

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s