Aprender e manter

acordo-ortografico-nao-obrigado

Este texto do eng. Nuno Fradique Vieira é, provavelmente, um dos mais humildes, belos e contundentes libelos contra a monstruosidade que dá pelo nome de Acordo Ortográfico.

Todos os que temos memória das coisas simples da infância lembraremos as nossas dras. Maria Alice. Também tive essa experiência mas a minha Maria Alice foi uma dupla de excepcionais professores que recordo com emocionada gratidão: o prof. Jaime Belém, nas primeiras letras, e o dr. Firmino Crespo, na saudosa passagem pelo Liceu de Portalegre. Cometeria aqui uma injustiça se lhes não juntasse o enciclopedista de Humanidades que foi o dr. Francisco Barrocas, a quem fiquei devendo, mais tarde, a aquisição dos quadros que me permitiriam ligar a beleza da Literatura aos fundamentos da Filosofia e às perspectivas da História. Por tudo isto e sobretudo por eles, aquilo que sei, aquilo que penso, aquilo que escrevo – formalmente e mas não só- tem a sua marca, mantém o seu saber, prolonga a sua influência.

O Latim, embora o não estudássemos a sério nos níveis curriculares básicos de escolaridade, estava sempre presente, e a constante referência a essa profunda e incontornável herança cultural era dominante. Portanto, tal como acontecia com a dra. Maria Alice, os mestres conscienciosos que formaram as gerações onde nós -os mais velhos- nos inserimos foram rigorosos e competentes.

Subscrevo, sem lhe alterar uma vírgula, o texto Aprendi com quem sabia que o eng. Nuno Fradique Vieira teve a feliz inspiração de divulgar, no dia 27 de Março, nessa fortaleza do bom combate linguístico chamada Público.

p 27 março

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s