Tintin volta ao Irão – 27

TINTIN NO IRÃO 2

Termina hoje, finalmente!, a longa reprodução da aventura de Tintin na Rússia Soviética, ficcionalmente surgida em 1929, na sua versão clandestina publicada no Irão.

Apresenta-se a seguir o último conjunto ou bloco de cinco das suas páginas, conjuntamente com as correspondentes duplas originais, criadas por Hergé.

Esta a relação das páginas a seguir reproduzidas:

 Edição original em álbum             Edição iraniana
          128 e 129                                         58
          130 e 131                                         59
          132
          133 e 134                                         60
          135 e 136                                         61
          137 e 138                                         62                                               

Neste conjunto tornou-se necessário acrescentar uma página original “suplementar”, procedendo ao acerto final do paralelismo relativo entre as narrações, a original e a truncada. Assim, as 138 páginas originais (não se incluindo a tal, que “desapareceu” da revista para o álbum) foram encaixadas nas tradicionais 62.

27 - 01 27 - 02 27 - 03 27 - 04 27 - 05 27 - 06

O troço final desta aventura de Tintin, em boa verdade aquela em que a sua função de enviado especial como jornalista ficou documentada, nada apresenta digno de nota.

No plano gráfico não surge aqui qualquer especial motivo, pois já não apresenta nenhuma novidade o tratamento cinético do desenho do bólide. Apenas se poderá registar a derradeira vinheta, como uma espécie de instantâneo da realidade vivida pois o regresso de Tintin da Rússia foi devidamente encenado, ao vivo e em directo. Com efeito, Le Petit Vingtième contratou o jovem escuteiro Lucien Pepermans, de 15 anos, para representar o jornalista, tendo sido devidamente maquilhado a preceito e vestido à “moda russa”. Pelas 16 horas do dia previsto, previamente anunciado no jornal, compareceu uma grande multidão de fãs no largo fronteiro à Gare du Nord, em Bruxelas. Hergé, ali presente, pôde assim testemunhar a eficácia da mensagem anti-comunista amplamente divulgada durante meses, assim como a imensa popularidade acumulada pelo seu herói…

27 - 08

A campanha montada pelo padre Wallez terá, pois, resultado em pleno.

De resto, ficou para trás a descoberta e o desmantelamento do plano terrorista do espião Boustringovitch, que pretendia provocar atentados nas capitais da Europa.

Como se pode saber na página 134, Tintin tinha decidido voltar à Rússia por sentir que a sua missão não tinha sido integralmente cumprida, contando com radical oposição de Milou. Mas o destino (!?) acabou por projectar a dupla para o interior de um comboio que se dirigia precisamente a Bruxelas. Ele há cada coincidência!!!

E Tintin conforma-se com esse regresso, achando que afinal merecia um repouso… antes da próxima aventura. Milou, uma vez mais, expõe uma opinião diversa, pois acha que aquilo foi mesmo o fim da exposição ao perigo e o termo da vida aventurosa de ambos. Como se sabe, estava profundamente enganado…

Ao longo dos sucessivos “capítulos” em que foi reproduzido o álbum iraniano copiado do ocidental, clandestino, sincopado e colorido, deixei patente o reparo da sua má qualidade gráfica. Quer as imagens quer a cor são deficientes, pouco definidos os traços, empastelado o colorido. Como simples exemplo comparado, alinho, juntas, as últimas pranchas ou páginas do álbum original, do clandestino e da edição iraniana, assim como as suas derradeiras vinhetas. Dá para perceber as razões do meu reparo.

27 - 07

No próximo “capítulo” encerrarei esta longa saga.

 António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s