25 de Abril aos quadradinhos – dois

25 q0

João Paulo Cotrim, com uma autoridade que ninguém lhe recusará, resumiu com clareza o panorama relativamente delirante da época, para o bem, para o mal, para o assim-assim, no campo dos quadradinhos, imagens com memórias e evocações dos acontecimentos de Abril de 1974. Com qualidade e interesse variáveis, lembrou.

O acontecimento central desta questão era, ao tempo, a oportuna e esclarecedora exposição, com o respectivo catálogo, que João Miguel Lameiras, João Paulo Paiva Boléo e João Ramalho Santos organizavam. Recordo, eles procuraram -e creio terem-no conseguido- documentar os mais variados aspectos, permitindo evocar de forma sugestiva e sintética a multiplicidade de perspectivas e tendências, tanto políticas e sociais como estéticas, de que este período histórico [o 25 de Abril de 1974] foi feito.

Ora é precisamente a esta luz que li aquele opúsculo. Patrocinado pelo ministério da Educação, terá sentido e objectivos pedagógicos, editado por um diário de grande expansão, contará com ampla difusão, subscrito pela Bedeteca, é-lhe garantida a qualidade de género.

25 q1

Aliás, as ambições desta publicação estão claramente definidas no seu “editorial”:

Uma revolução tão séria como a do 25 de Abril de 1974 pode dar excelentes histórias aos quadradinhos. Foi isso que nós fizemos, DN, Ministério da Educação e Bedeteca de Lisboa. O resto agora é convosco…

Após tão prometedor preâmbulo, resta-me, à prudente distância de 16 anos, aqui reproduzir as páginas da brochura. Sem qualquer comentário.

25 q2 25 q3 25 q4 25 q5 25 q6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s