Colecções, profissões e mais sugestões – 15

colecções

Na apresentação da colecção gémea da anterior, apenas dela diferindo na cor base do motivo, talvez se justifique uma breve alusão aos principais componentes da caixa, imagem e texto.

A representação gráfica dos castelos é muito sumária e eficaz, num jogo de traços e sombreados que define com clareza e certo rigor a imagem própria, ou “clássica”, de cada fortaleza. O conjunto obtido prestar-se-ia a uma adaptação a pin, tal como se verificou na colecção anterior. A clara identificação de cada castelo foi bem conseguida.

Já quanto ao texto relativo a cada fortaleza, este é sumário q.b. dada a escassez do espaço disponível. O seu autor teve o cuidado de o reduzir ao essencial, relatando a época, estilo e um ou outro episódio histórico associado ao local. Julgo que é um bom e útil complemento da imagem.

Portanto, este duplo conjunto é positivo, apenas se lamentando a sua curta dimensão quantitativa, que obrigou a uma selecção que não é suficientemente representativa do vasto e valioso acervo dos castelos e fortalezas que o país ostenta.

A seguir, nesta rubrica das colecções, dada a sua relação de proximidade, apresenta-se uma série de bilhetes postais ilustrados sob a temática Exército Português.

c04 c05

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s