Tintin volta ao Irão – 28 (fim)

TINTIN NO IRÃO 2

Termina hoje uma das mais longas séries aqui publicadas sob o tema da banda desenhada. Foram, no conjunto, quase cinquenta “capítulos”, contando a ida e a volta de Tintin ao Irão.

Este é um balanço sumário da análise a cinco álbuns do herói de Hergé (e de muitos de nós) divulgados no moderno Irão pós-revolucionário, o dos ayathollahs em vez dos Xás.

Procurei analisar exaustivamente essas publicações, editadas à margem da lei que regula os direitos de autor, civilizadamente em uso universal com as devidas excepções. Como esta.

cabeçalho tintin 1A junção às originais de obras apócrifas, clandestinas e marginais, independentemente da sua eventual qualidade, é sempre censurável, sobretudo quando o editor não discrimina ou identifica o falso e o autêntico. Por outro lado, a abordagem pública ao fenómeno, tentando desmontá-lo, assume interesse documental. Foi este objectivo que me orientou na apresentação de Tintin no País dos Sovietes e de Tintin e a Alfa Arte. Quanto a O Caranguejo das Pinças de Ouro, O Lótus Azul ou No País do Ouro Negro, a preocupação pessoal consistiu no destaque concedido a casos de desajustamento narrativo ou de censura religiosa, além de outras questões pontuais consideradas relevantes.

Nesta derradeira nota quero renovar a gratidão pessoal ao Tó Zé, meu filho, e a Toshihiro Meguro, ambos da multinacional luso-nipónica Hit Tomato, por me terem proporcionado a posse dos álbuns em apreço. Procurei depois alargar esse enriquecimento da colecção pessoal de álbuns com a partilha colectiva aqui disponibilizada.

Se surgir qualquer oportunidade similar, tal como já anteriormente aqui acontecido com as edições chinesa e japonesa de O Lótus Azul -que também possuo-, se tal vier a suceder repetirei a experiência, renovando-a.

 António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s