EMISSORA NACIONAL – 80 anos de vida – I

en conjunto

A Emissora Nacional de Radiodifusão, a que chamávamos mais simplesmente Emissora Nacional, iniciou as suas experiências técnicas em Maio de 1934. Após esse período de adaptação, o serviço público foi oficialmente inaugurado no dia 4 de Agosto de 1935, cumprindo-se portanto hoje 80 precisos anos sobre a data. Então, o presidente da República do tempo, general António Óscar de Fragoso Carmona, visitou as instalações, cujo director era o capitão Henrique Galvão, um homem do regime que mais tarde se insubordinaria contra o Estado Novo. Curiosamente, no final do seu discurso oficial, diria o futuro revolucionário: – Em resumo. A Emissora Nacional, realização do Estado Novo, é hoje como mais um soldado que se alista, uma força ao serviço do Estado Novo. EN 0

A rádio desempenhou e ainda desempenha um incontornável papel social, que a Internet veio potenciar, amplificando o seu alcance. Antecipando-se, ainda hoje, à própria televisão, os seus meios expeditos permitem-lhe uma rapidez e eficácia que a fazem ganhar, em actualidade, o confronto com os outros meios de comunicação.

O que encontrei nos meus arquivos mais adequado à digna comemoração desta efeméride foi um notável e completo dossier que o semanário Expresso compilou e divulgou na sua Revista de 5 de Agosto de 1995, a propósito de 60 anos de histórias da Emissora Nacional.

Com a devida vénia, dados o seu interesse e a sua actualidade, aqui o reproduzirei. Pela sua extensão, fá-lo-ei por duas vezes, hoje e amanhã.

Trata-se de um conjunto de interessantes textos de Maria José Mauperrin e de Simon Kuin, dotados de um sugestivo e bem documentado conjunto de fotografias, o que torna o dossier uma peça que vale a pena recordar, pela sua rara qualidade informativa.

EN 1 EN 2 EN 3 EN 4 EN 5 EN 6 EN 7 EN 8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s