MARIA BARROSO – Sob o signo de Benilde – doze (fim)

mariabarroso

Termina hoje a série dedicada a Maria Barroso, onde foi visada a abordagem ao seu desempenho teatral, sobretudo centrado na obra dramática regiana Benilde ou a Virgem-Mãe. Por lógica aproximação, facilmente se chegou ao filme de Manoel de Oliveira sobre o mesmo tema, seguindo-se a faceta declamatória que Maria Barroso tão bem explorou, após ser forçada a deixar o teatro por imposição censória de natureza política.

Não ficou registada qualquer interpretação sua da poesia de José Régio, embora se saiba que a actriz muito a apreciava. Mas o seu gosto, certamente influenciado por estratégias de intervenção cívica imediata, virou-se para autores de obras consideradas mais próprias e oportunas. Assim foi lembrado no anterior capítulo, através de diversas interpretações de poemas inseridos no Novo Cancioneiro.

Hoje, com maior amplidão, apresenta-se Carlos de Oliveira, com Descrição da Guerra em Guernica, e Sebastião da Gama, com Apontamento, Versos para eu dizer de Joelhos e Elegia para uma Gaivota. Estes registos, sem disporem de imagem directa, são atribuídos à época imediatamente pós-revolucionária, ainda em 1974.

Por fim, em dois registos mais modernos (também do YouTube), Maria Barroso diz Sophia de Mello Breyner. Em primeiro lugar, na Capela do Rato, em 2013, disse A Paz sem Vencedores nem Vencidos; depois, já de 2015, na própria casa e incluídos na Gala dos 70 anos do Centro Nacional de Cultura, mais dois poemas: Porque e Carta aos Amigos Mortos. De ambas as oportunidades ficou, felizmente, o registo directo da declamadora, com imagem e som, quarenta anos depois…

Assim nos despedimos da inspirada Senhora de Cultura que foi Maria Barroso.

 António Martinó de Azevedo Coutinho

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s