Conclui-se hoje a reprodução da colecção de 18 postais dedicados aos coretos da região do Norte Alentejano, coincidente com o distrito de Portalegre.
Tratou-se, como já foi lembrado, de uma oportuna iniciativa editorial da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, em 2001, contando com o patrocínio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, dependente de um Ministério de tutela agora finalmente restituído à dignidade que nunca lhe devia ter sido retirada…
Os motivos finais hoje reproduzidos correspondem a coretos localizados nas comunidades e sítios apontadas no verso dos respectivos postais:
Coreto de Nisa (Jardim Municipal), Coreto de Ponte de Sor (Jardim Municipal), Portalegre (Jardim do Tarro), Coreto de Póvoa e Meadas (Rossio), Coreto de Tolosa (Largo Dr. Tello Gonçalves) e Coreto de Vila Boim (Jardim de Vila Boim).
Como curiosidade, compensando o mau gosto de continuar a denominar-se o Jardim Público da Avenida da Liberdade, em Portalegre, com a redutora e errada designação de Jardim do Tarro (!), tomo a liberdade de divulgar uma rara imagem, a única que possuo com o maestro José Cândido Martinó (meu estimado avô) a reger a Banda de Infantaria 22, num improvisado coreto junto ao Infantário João Baptista Rolo (actual sede de Cáritas local), no Jardim Operário, provavelmente numa das Festas da Árvore, após a Implantação da República.
Na próxima entrega iniciar-se-á a reprodução de outra colecção também assente em postais com motivos do Norte Alentejano.