mil novecentos e sessenta e um – dia 024

196124 JANEIRO

Hoje há uma bomba. Nem vale a pena dizer que estavam 4 graus às 9 horas de uma fria manhã, aqui em Portalegre, porque as notícias que começaram a chegar pela Emissora Nacional e que os jornais da tarde já trazem são tão inesperadas como confusas. E muito quentes… Um navio paquete nosso, o Santa Maria, foi assaltado lá para as Caraíbas e parece que uns navios de guerra ingleses e americanos vão já a persegui-lo. O chefe dos assaltantes é português e foi um antigo oficial do nosso exército, segundo dizem os jornais, chamado Henrique Galvão. O nome diz-me qualquer coisa mas não sei bem de onde nem porquê.

Parece que há um piloto do paquete dado como morto e também uns feridos que já teriam sido desembarcados numa ilha qualquer.

Tenho experimentado ouvir alguma informação diferente na tal estação dos que dizem mentiras mas não consigo senão estalidos e vozes que não se percebem. Com este tempo nem me atrevo a ir com o rádio de pilhas Philips até ao miradouro, onde se costuma ouvir bem.

O Diário de Lisboa escreve que aquilo foi um acto de pirataria e que a lei internacional do mar, segundo os americanos, não é modificada há séculos, pelo que a tradição exige que o pirata seja enforcado no grande mastro ou no ponto mais alto do navio capturado. Isto assim escrito, sinceramente, parece-me uma história aos quadradinhos, um filme do Gavião dos Mares ou um episódio daqueles fascículos do Capitão Morgan, que eu lia e coleccionava quando era ainda gaiato…

Enfim, as últimas notícias dão conta de que o Santa Maria está perto da costa da Venezuela e uma fragata inglesa que o perseguia teve de desistir porque já estava quase sem combustível.

Vamos a ver como isto vai continuar! Num instante a vida mudou…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s