Os Robinson, uma família inglesa

30 1896

?????????????????????????????????????????????????????????

Acreditando na autenticidade da efeméride que A Rabeca de 30 de Agosto de 1961 publicou, devemos saudar a data de hoje como marcante para a História de Portalegre.30 rob

Há precisamente 120 anos, hoje mesmo cumpridos, foi constituída em Londres a empresa que projectaria pelo mundo o nome de Portalegre e a qualidade da sua produção industrial. Serviço inestimável de um homem, de uma família inglesa, a Robinson Brothers tornou-se notabilíssima designação que apenas uma certa incompetência colectiva diluiria, pouco a pouco, em sucessivas décadas posteriores.

Tal lembrança tornou-se crítica nestes últimos anos, quando uma manifesta e desleixada impotência, esta personalizada, deixou perder uma oportunidade, excepcional e talvez irrepetível, de perpetuar dignamente a memória dos Robinson.

O arriscado futuro (!?) de uma Fundação em que foram depositadas legítimas esperanças põe em causa uma das suas principais finalidades, a de transformar todo o espaço e o “arqueológico” espólio da Fábrica Robinson numa moderna organização museológica. Portalegre arrisca-se a perder, sem remédio, um invulgar instrumento de valorização e progresso, peça talvez decisiva na recuperação e na afirmação pelas quais a comunidade anseia.

São louváveis todos os esforços que estão em marcha no sentido de “ressuscitar” o projecto. Oxalá estes encontrem um eco oficial susceptível de tornar o sonho em realidade, invertendo o presente e acelerado percurso para o pesadelo.

30 mm2 30 mm3a 30 mm5

Os Robinson, membros de uma família inglesa que o coração e o afecto30 rob1 naturalizaram portalegrenses, merecem um monumento à altura daquilo que fizeram pela capital do Norte Alentejano.

Todos os de boa vontade, todos os que respeitamos a memória dos nossos maiores, teremos de lutar para que Robinson continue a ser um nome de primeira grandeza na História de Portalegre.

Nestes 120 anos da constituição da Robinson Brothers devemos reafirmar o público reconhecimento por quem tão intensamente amou Portalegre e por ela lutou como se fosse seu filho.

António Martinó de Azevedo Coutinho

2 thoughts on “Os Robinson, uma família inglesa

  1. Caro Sr. Prof. Martinó, permita-nos um ligeiro aditamento. A Robinson foi constituída muitos anos antes desta escritura mencionada na RABECA. Em 1896 foi apenas tramitada uma nova estrutura acionista, fruto do facto de George Robinson, o pai e fundador, ter falecido em Abril de 1895, tendo-lhe sucedido seus herdeiros testamentários. É isso apenas que atesta esta data.
    Respeitosos cumprimentos.

  2. Cara Eng.ª Manuela Mendes, agradeço-lhe a sua atenta e oportuna intervenção. Se ler com atenção a primeira frase que usei no meu texto, entenderá facilmente a metáfora que visei. É claro que conheço todo o historial anterior e posterior a esta data. No entanto quis aproveitá-la num sentido pedagógico, pois deu-me imenso jeito para isso. Não deixando de ser uma efeméride com significado, veio sobretudo contribuir para que não esmoreça a luta de todos nós para que a herança dos Robinson seja mais do que uma campa e um nome. É preciso que o Museu onde se contenham o seu espólio físico e a sua generosa alma seja uma realidade. Obrigado pela sua persistente luta de sempre.
    Um abraço amigo do António Martinó

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s