O melhor? Sim, e também o único!

30-onu-publico-29-setembro-16

SE REALPOLITIK É ISTO, ENTÃO É TRAMPA!

Mantenho a recensão dos artigos que, com a devida vénia aos jornais Diário de Notícias e Público, tinha previsto para hoje. O artigo e já agora o próprio título podem parecer hoje ultrapassados por recentes acontecimentos.

Antecedi um e outro pelo Editorial do Público de ontem. Aconteça o que acontecer, António Guterres é o melhor e o único dos candidatos ao mais alto cargo da ONU. Não é, não pode ser, uma miserável golpada que altera os factos.

Alimento ainda alguma esperança na coerência e na dignidade, ainda que estes sentimentos pessoais possam parecer ingénua presunção.

Uma Bulgária meio terceiro-mundista e dividida entre “dois amores” contraditórios que Merkel aproveita como testa-de-ferro pode encontrar aliados, desde que estes estejam dispostos a vender-se por um prato de lentilhas. É provável que isto aconteça. Mas o tiro de Merkel pode ser de pólvora seca, bastando para tanto que os olímpicos donos de todos os vetos encontrem nisso algum interesse. Na realpolitk vale tudo, incluindo tirar olhos…

A Kristalina é uma mulher, subscrevendo o figurino modelo do sublime Ban Ki-moon. Mas fugiu a todas as regras e o faz-de-conta que agora pretenda compensá-las soará a falso. Isto não é nada cristalino, antes sendo bastante opaco.

A ONU, tal e qual a Comunidade Europeia, é apenas uma aparência de qualquer coisa melhor. Bem melhor.

Platão e a caverna assumem, uma vez mais, a sua plena actualidade.

30-onu-dn-27-setembro-16 30-onu-publico-27-setembro-16

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s