Ideias imaginadas – quinze

filipa

Um site responsive 15-a

Está a utilizar um smartphone, um tablet ou um computador?

Atualmente, cerca de 40% dos visitantes deste site consultam-no a partir de dispositivos móveis, sendo que desses 40%, 33% utilizam telemóveis para aceder ao site. Este número tem tendência para crescer e cada vez irão existir mais opções de acesso à internet.

A democratização dos smartphones e o acesso cada vez mais móvel vem alterar o mercado tecnológico.

15-b

O nosso site móvel tem de estar adaptado a esta multiplicidade de ecrãs, a tantas medidas diferentes de ecrã, a sistemas operativos Android, a sistemas iOS, à vontade de rodar o ecrã, etc. O nosso site tem de ser responsive (responsivo).

*

Um site responsive ou flexível é aquele que automaticamente se adapta ao dispositivo do utilizador (computador, smartphone, tablet, etc.).

Um site responsive altera a sua estrutura e disposição com base no tamanho do ecrã em que o site é exibido. Caso o utilizador esteja a consultar o site num ecrã pequeno, os elementos reorganizam-se e mostram os tópicos principais em primeiro lugar.

*

Os smartphones andam sempre connosco. São a nossa enciclopédia portátil, o nosso catálogo de críticas e recomendações, o nosso GPS, a nossa companhia dentro das lojas, o nosso cartão de descontos, etc.

O nosso site tem de estar adaptado aos micro-momentos de ‘eu-quero-fazer’, ‘eu-quero-comprar’, ‘eu-quero-encontrar’, a meio do meu dia, no meio da rua.

O nosso site tem de ser rápido e leve. É muito importante que o tempo de carregamento da página seja curto e que a navegação seja o mais prática e fácil possível.

Garantir que um site funciona bem em todos os dispositivos é muito complexo. Significa lidar com diferentes browsers, múltiplas versões dos mesmos, dezenas de resoluções diferentes e uma enorme variedade de dispositivos. Além de ter um programador fantástico, implica ter pessoas que testem a navegabilidade do site em diversos smartphones, computadores e tablets de diferentes marcas.

Ter um site com uma versão mobile (que abre exclusivamente em dispositivos móveis, como: m.facebook.com) é diferente de possuir um único site responsive. Um site responsive é mais inteligente e adapta-se à escolha de dispositivo do utilizador.

Ter um site resposive e adaptado a qualquer ecrã é mais uma das regras de SEO (Search Engine Optimization) que nos fazem subir no ranking do Google para estarmos no topo dos resultados quando alguém procura por nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s