DN ou O fim do princípio – IV (final)

23-dn-1

O Diário de Notícias deixou o seu emblemático edifício na Avenida da Liberdade como a sede que todas estas recentes gerações conheceram. Nada mais adianta dizer pois ficou tudo já dito em diversas fontes.

No final desta curta série de pequenas crónicas alusivas, queremos deixar uma marca, nem mais nem menos do que a disponibilidade de uma notável reprodução tridimensional do edifício.

Para isso, foi bastante juntar num esforço de memória algumas boas recordações: vivências da infância, um grande jornal desses tempos -umbilicalmente ligado ao próprio DN– e um pedagogo e artista do melhor que houve em Portugal. Daqui resultou uma construção de armar, da autoria do professor Calvet de Magalhães, publicada no Diabrete.

De facto, em 1941, entre os números 33 e 40, oito sucessivas folhas em separatas contiveram as peças para recortar e colar, obtendo a reprodução, em miniatura com escala, do carismático edifício-sede do Diário de Notícias.

Aqui a sua reprodução devidamente digitalizada de forma a permitir recolher, ampliar e utilizar as peças bastantes para a reconstituição.

Diabrete, Calvet de Magalhães e Diário de Notícias – um notável trio que encerra a memória muito grata de outros tempos.

22-dn-1 22-dn-2 22-dn-3 22-dn-4 22-dn-5 22-dn-6 22-dn-7 22-dn-8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s