Obrigado, Walt Disney!

Walt Disney morreu há cinquenta anos, hoje mesmo cumpridos. Creio que ele teria merecido quase todas as categorias de Nobel existentes e mais algumas a criar. Da Paz à Literatura, os mais óbvios, da Física à Química e da Economia à Medicina também, creio que mereceria outros, dedicados à Arte e à Fantasia. Este prémio poderia chamar-se, preferencialmente, do Sonho…

Devo a Walt Disney algo daquilo que me formou quando me fez sonhar. Associo-walt_disneylhe certas lembranças incontornáveis, como a de uma tarde de matiné, naquela clássica sala do Teatro Portalegrense, sentado numa apertada cadeira da plateia, que rangia, ao lado do meu avô, maravilhado com a marcha dos sete anões vindos da sua mágica mina, no regresso à cabana do bosque gerida com sabedoria pela Branca de Neve. As imagens com as luzes e as sombras, a melódica cadência e o encantamento desses momentos únicos – ainda hoje tudo retenho como original, três quartos de século depois. Foi ontem.

Obrigado, Disney, obrigado pela magia que em centenas de sobrepostos desenhos passados à tela deliciou milhões, muitos milhões, numa evasão para o mundo das coisas boas apesar de todas as bruxas e de todas as maçãs envenenadas. Como aquela que a nossa avó Eva descuidadamente mordeu, perante um Adão alguns furos abaixo do inspirado príncipe salvador que com um beijo resolveu a situação e nos devolveu à normalidade.

A Bíblia de Disney teve, de facto, a vantagem de nos mostrar sempre a moralidade contida num caminho menos sinuoso para o paraíso do que o proclamado pela concorrência. Mas ele teve de pagar um duro preço por tal atrevimento, pois o digital apenas seria inventado após a sua morte. No entanto, mesmo sem efeitos especiais, ele foi o maior no universo de todas as animações.

Obrigado, Disney, mais uma vez obrigado!

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s