Literacia da comunicação de massas

30-educacao-dn-27-dez-16

Se há artigos com os quais me solidarizo a cem por cento este é um deles.

Com efeito, acho que Pedro Tadeu, que me habituei a ler e respeitar como se pode confirmar pelas recensões jornalísticas aqui colocadas, acho que ele acerta em cheio no alvo das suas crónicas.

Agora, a propósito das promessas natalícias de António Costa, Pedro Tadeu coloca a tónica numa questão normalmente desprezada, a da educação básica para os media.

Esta é uma aquisição cada vez mais fundamental perante a sociedade manipuladora e manipulada de hoje. Os exemplos que a comunicação social nos impinge em cada sucessivo quotidiano, seja em termos publicitários ou em intenções políticas, são alarmantes. Só uma sólida educação virada para a autonomização de cada cidadão perante a potencial manipulação dos meios ditos informativos poderá manter os níveis mínimos da liberdade e da autonomia individuais.

Dediquei aqui neste blog algumas dezenas de artigos específicos, rigorosamente inspirados neste específico tema. Basta recapitular, por exemplo, os relacionados com a Operação ICAV ou os ligados à leitura da BD, tal como a entendo e defendo.

Eu não diria isto melhor do que Pedro Tadeu agora o fez, num notável e oportuno texto, pelo qual vivamente o felicito.

A Internet veio agravar os riscos da manipulação das consciências, onde as redes ditas sociais se transformaram num risco e numa ameaça permanentes. E perigosos…

Valha-nos a lucidez de quem decide sobre os currículos escolares. Uma disciplina obrigatória, básica e universal, sobre literacia da comunicação de massas impõe-se e quanto antes.

Obrigado, Pedro Tadeu, pela simplicidade da sua exposição. Assim, que quem decide o possa e queira ouvir, agindo em conformidade e com a urgência necessária.

Ou será o caos…

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s