O nosso “desasocego”…

06-socego-dn-02-fevereiro-17

Fernando Pessoa escreveu desassocego, desasossego e desasocego, optando, nos últimos anos de escrita, por esta forma desasocego.

Portanto o jornalista cita, de modo duplamente impróprio, o título em questão do qual aqui se junta uma imagem. A Imprensa Nacional não errou.06-desassocego

Já quanto ao essencial do seu artigo, sou obrigado a concordar com o autor. Com efeito, a geração que aí vem não terá qualquer efectivo apelo às consoantes mudas. Provavelmente nem sequer às consoantes orais, mas apenas ao som onomatopaico de alguns grunhidos. Mas nem isso -a acontecer- será culpa, apenas, do miserando acordo ortográfico. Será uma responsabilidade de todos nós se não formos capazes de entender e aceitar o citado Fernando Pessoa, quando este afirmou “minha pátria é a língua portuguesa“.

O contexto da sua frase original é o seguinte:

Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incomodassem pessoalmente. Mas odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto, não quem escreve mal português, não quem não sabe sintaxe, não quem escreve em ortografia simplificada, mas a página mal escrita, como pessoa própria, a sintaxe errada, como gente em que se bata, a ortografia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

Sim, porque a ortografia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-ma do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha“.

Isto foi escrito precisamente no Livro do Desassossego (Bernardo Soares).

Saberemos, todos nós, estar à altura da situação, na era pós-acordo que se avizinha?

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s