As nossas áreas desprotegidas

07-areas-publico-02-fevereiro-17-a07-areas-publico-02-fevereiro-17-b

Vivi durante alguns anos a experiência de integrar a equipa do Parque Natural da Serra de São Mamede, uma grata vivência que já por diversas vezes aqui referi. Conheci gente da mais elevada qualidade humana e técnica, quer ao nível da zona protegida quer nos mais altos quadros da instituição central.

Posteriormente, quando a relação com as questões ambientais se reflectiu noutra área pessoal de intervenção cívica, ao coordenar um festival internacional de audiovisuais e multimédia que ganhou dimensão europeia, pude consolidar e amplificar essa experiência inicial, no estreito convívio com personalidades do vasto e qualificado universo do estudo, defesa e protecção do Ambiente.

Tenho portanto conhecimento bastante do tema para poder afirmar convictamente que não deve ser atribuído às autarquias a gestão das áreas protegidas. Não têm vocação, nem capacidade ou quadros preparados para assegurarem a responsabilidade de gerir a vertente económica, social e cultural dos chamados parques naturais.

Todo um passado de sucesso se poderá perder sem remédio. A improvisação nacional terá aqui um belíssimo campo de experimentações destinado ao mais absoluto insucesso. E todos perderemos como isso, pelo que espero que acabe por imperar o bom senso prévio.

A degradação do nosso ambiente é de tal modo notória e progressiva que a solução não pode ser a agora preconizada pelo Governo. Recuperar as lições do passado nem sempre é retroceder, bem pelo contrário.

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s