Poesia incompleta

A poesia é louvável e qualquer iniciativa que a destaque é bem vinda. Quando o jornal Público, com o seu prestígio, se propõe divulgar uma antologia merece todo o aplauso. Amanhã vai ser distribuída uma “antologia essencial com 20 dos nossos maiores poetas“, comemorativa do Dia Mundial da Poesia.  Diz o jornal, textualmente: “Mulheres, Homens e Poesia: primeiro estranha-se, depois entranha-se“.

Confesso que estranhei, mas ainda não consegui entranhar. Pode ser que amanhã isso aconteça, mas tenho previamente as maiores dúvidas. Talvez entenda a selecção e os seus critérios, talvez…

Para já, a escolha dos 20 poetas revela um duvidoso respeito pelas regras e equivalências da igualdade de género, ou quotas, algo que está na moda: 10 mulheres e 10 homens. Parece mais uma lista partidária de candidatos a uma qualquer eleição política. Como estatisticamente  há mais mulheres do que homens, por que não deveriam ser, por exemplo, 11 mulheres e 9 homens? Por outro lado, como creio que matematicamente no nosso historial poético há bastantes mais homens do que mulheres (excepto nestes tempos mais contemporâneos), porque não deveriam ser, por exemplo, 12 homens e 8 mulheres?

Mas a mais profunda razão do meu descontentamento reside nos antologiados, quando noto a flagrante ausência de alguns nomes. Para não ser exaustivo, limito-me a três: António Gedeão, David Mourão-Ferreira e José Régio.  Como se pode pretender lançar uma “antologia essencial com 20 dos nossos maiores poetas” esquecendo-os?

Não falo de uma mera questão de critérios pessoais, sempre discutíveis e relativos; falo da ausência de todo e qualquer critério, em absoluto. Aliás, basta consultar a lista para isso saltar à vista…

Estranhei mas não vou, decididamente, entranhar.

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s