Onde fica(rá) a nossa Capital da Onda?

Já por diversas vezes, e sempre em função de notícias ou comentários de imprensa, muita gente avisada foi dando conta da precaridade com que em Peniche se usa e abusa a expressão Capital da Onda com um sentimento definitivo de posse. Infelizmente, cada vez mais se vai esboroando o estafado estribilho, apenas assente num capricho mal consolidado, entre sorrisos de circunstância.

Nos últimos dias, as notícias nacionais do surf têm-se centrado na Costa da Caparica. Por outro lado, como se sabe, a Ericeira tem apostado forte na liderança, para já não falar na Nazaré ou em Cascais.

E a verdade é que, ainda anteontem, o Sapo Notícias através da sua secção dedicada a Viagens divulgou  a lista dos dez locais mais espectaculares do mundo para surfar. E esta divulgação é preocupante, embora valha o que vale, na confirmação de uma crescente perda de prestígio de Peniche.

Assim, os locais escolhidos são:

Dungeons, África do Sul
Península de Bukit, Bali
Mavi, Hawai
Gold Coast, Austrália
Ericeira, Portugal
Pavones, Costa Rica
Santa Cruz, Estados Unidos da América
Shonan, Japão
Biarritz, França
Florianópolis, Brasil

O texto alusivo não deixa grandes dúvidas sobre uma crescente evidência pública. Os alertas que muita gente responsável tem produzido não tiveram o devido acolhimento oficial por parte da autarquia penichense e o resultado está à vista. A onda está a ultrapassar-nos e a mudar de sítio…

É que recitar apenas ocos estribilhos, embrulhados em sorrisos mais ou menos cool e porreiraços, nem sempre funciona.

One thought on “Onde fica(rá) a nossa Capital da Onda?

  1. Bom dia
    Referindo-me apenas à lista das melhores ondas mencionada, pois quanto ao resto já escrevi o suficiente sobre o assunto ao longo dos últimos anos, chamo a atenção para estas listas, para a sua subjectividade e para a autoria das mesmas, e a base com que foram elaboradas, pois existem também listas, algumas até em sites internacionais onde aparece Peniche e não a Ericeira no top. Quanto a esta lista em especifico, quem a elaborou? Um tal de João e Ana, que têm um blog de viagens? Onde se basearam? Quais os pressupostos? Foram buscá-la a outro sitio? Onde?
    Era apenas isto.
    Melhores cumprimentos,
    José Miguel Nunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s