Milo Manara e o Cinema Italiano

A Festa do Cinema Italiano decorreu entre 5 e 13 de Abril. Este ano estendeu-se a Almada, que se juntou a Lisboa, Setúbal, Coimbra e Porto

No décimo aniversário da festa do cinema, coube ao ilustrador e autor de BD italiano Milo Manara o desenho do cartaz, baseado no filme de Federico Fellini, La città delle donne (A Cidade das Mulheres, 1980).

O anúncio fora feito pela organização, segundo a qual Manara tinha sido escolhido como ilustrador do cartaz deste ano devido à sua ligação com aquele célebre realizador italiano. Manara desenhou cenários e cartazes para filmes de Fellini, mostrando uma grande cumplicidade com o realizador.

É difícil que alguém não conheça os desenhos e bandas desenhadas de Milo Manara, pois este artista é referência obrigatória no respeitante a mulheres, pin-ups e erotismo. Para aqueles que se desejam aprofundar na arte de desenhar mulheres sensuais, conhecer a obra de Milo é fundamental, ainda que não seja o único numa modalidade em que também não podem ser esquecidos artistas como Georges Pichard, Guido Crepax ou Paolo Serpieri, para citar apenas aqueles que pessoalmente mais aprecio.

Milo Manara (Maurilio Manara, nascido em 13 de Setembro de 1945) é um italiano que estudou arquitectura e pintura, desenhando diversas histórias em quadradinhos, na maioria histórias eróticas e políticas, facilmente encontradas em álbuns e na internet. O seu estilo é magnífico, através de desenhos extremamente realistas com traços precisos e limpos, a que por vezes Manara aplica cor, tornando-os muito completos e deslumbrantes.

Esta 10.ª edição da Festa do Cinema Italiano ficou portanto marcada pela colaboração de Milo Manara. O ilustrador, conhecido pelo seu trabalho de inspiração erótica, cedeu uma das suas peças para a imagem da edição deste ano do evento.

A ilustração a partir da qual o cartaz do festival foi desenvolvido é inspirada no citado filme de Federico Fellini. Os dois autores trabalharam por mais do que uma vez em conjunto, tendo Milo Manara também criado cartazes para os filmes “Entrevista” e “Voz da Lua”.

O evento segue agora para outra cidades portuguesas e ainda para o Brasil, Angola e Moçambique.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s