Hergé, Tintin e a Medicina – sete

10. L’Étoile mystérieuse

Foi esta a primeira aventura de Tintin lançada em álbum directamente a cores. Porém, como outros álbuns da série, tem duas versões, a primeira realizada em 1942 e a segunda em 1952. A versão inicial da história foi elaborada durante a Primeira Guerra Mundial, quando a Bélgica esteve sob a ocupação nazi. Em 1952 sofreu correcções para suavizar o argumento de tonalidades um tanto pró-nazis iniciais.

Argumento: Tintin vê uma estrela que parece estar cada vez mais perto da Terra. Num observatório, ele conhece o Professor Calis, que lhe diz prever o impacto do meteorito dentro de poucas horas contra o nosso planeta, causando o fim do mundo. Felizmente, os cientistas estavam errados nos cálculos e o meteorito passa ao largo, embora um fragmento tenha caído no Mar do Norte. Algumas análises revelam que o meteoritos contém um metal desconhecido com propriedades estranhas. Por isso foi organizada uma expedição com um grupo de cientistas de todo o mundo  para recuperar o fragmento que tinha caído no mar. Um homem de negócios sem escrúpulos fretou outra expedição que fará os impossíveis para evitar que os nossos amigos cheguem ao aerólito antes dos seus homens.

Comentário: Decididamente, a guerra fez Hergé mudar os seus hábitos de trabalho. A mudança das tiras ilustradas do álbum anterior aliada à escassez de papel disponível fez com que a partir de então as histórias adoptassem o modelo final de 62 páginas impressas em quadricromia (quatro cores).

Este álbum, surpreendentemente apocalíptico, pareceu conter uma abertura à esperança e à amizade numa época terrível para a sociedade europeia.

 11. Le Secret de La Licorne

É a primeira parte de uma aventura que continuará no próximo álbum: O tesouro de Rackham, o Terrível. Foi publicada em continuação, a preto e branco, no jornal Le Soir entre 11 de Junho de 1942 e 14 de Janeiro de 1943, com uma breve interrupção. Também em 1943 surgiu a primeira edição em álbum colorido. Em Espanha, foi publicado pela primeira vez em 1957, na revista 3 Amigos.

Argumento: Depois de um mistério detectivesco na cidade de Bruxelas, com o castelo de Moulinsart em fundo, teremos pela primeira vez a oportunidade de conhecer o antepassado de Haddock, o Cavaleiro de Hadoque, com o qual reviveremos aventuras de piratas que nos levarão à história seguinte na busca de um tesouro.

Comentário: Hergé trata um tema ainda mais afastado da actualidade que o do álbum anterior. Numa Bélgica ocupada, onde a mais trivial das deslocações era impossível, o autor dedica-se a um tema mais romântico: a caça ao tesouro, pura literatura de evasão. Além disso destacam-se as paisagens urbanas e os interiores, transportando-nos magistralmente ao século XVII. Revela-se aqui uma excelente documentação sobre a marinha francesa além da intervenção de especialistas em maquetas. Enfim, este é um dos melhores trabalhos de Hergé.

12. Le Trésor de Rackham le Rouge

É a segunda e última parte de uma série que começou com Le Secret de La Licorne. Publicou-se nas páginas de Le Soir de 19 de Fevereiro a 23 de Setembro de 1943. A sua adaptação em álbum a cores surgiu em 1944.

Argumento: Novamente Tintin e o Capitão Haddock regressam a bordo de um navio, desta vez o Sirius. Os nossos heróis embarcam neste em busca do tesouro do pirata Rackham le Rouge. Após dias e dias de buscas sem sorte, esta vai sorrir-lhes, mesmo no final, quando o tesouro aparece na sua nova casa: o castelo de Moulinsart.

Comentário: Pode ser considerado o álbum “marinheiro” por excelência. Os desenhos são rigorosamente documentados e excepcionalmente estéticos. Para além disso o seu argumento parece estar totalmente equilibrado e distribuído ao longo das 62 páginas. Constitui um clássico à altura de romances como A Ilha do Tesouro ou Robinson Crusoé. Nesta aventura fará a sua aparição uma figura chave nas posteriores aventuras de Tintin: o Professor Tournesol.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s