1917 – há 100 anos – vinte e um

5 de Maio – “França. Hoje tenho uma grande revista e talvez principie a usar uma grande máscara durante algumas horas. Já há alguns dias que uso autênticas ferraduras nas botas. As botas estão à prova de água“.

28 de Abril – Portalegre: “O tempo corre muito lindo, parece que estamos no Verão“.

6 de Maio – (dois postais) “França. Ontem também tive concerto onde fui ultimamente mas fomos de carro. (…) A noite de 5 e madrugada de 6 foi uma coisa horrível. Nunca poderás fazer uma ideia aproximada de quanto isto é medonho. Estive deitado na cama, mas com a máscara. Ninguém pode dormir“; “França. Amanhã tenho grande passeio. [A Ordem deste dia determina que a Banda de Música se apresente amanhã em Bleury, em ordem de marcha, para acompanhar o 3.º Batalhão que segue para a 1.ª linha] Durante as manhãs encontramos grande quantidade de perdizes, coelhos e lebres. Há três anos que a caça está proibida. Tem estado um vento horrível; já me parece estar na Póvoa ou Portalegre“.

7 de Maio – “França. Cheguei bastante fatigado do passeio. (…) Como nesta região não há pedra, o sistema de vedação e divisão da propriedade é feito com uns arbustos especiais. Agora que tudo está verde é dum efeito lindíssimo“.

8 de Maio – “França. Há por aqui raparigas com 200 e 300 contos de fortuna guardando vacas e lavrando e fazendo serviços bastante pesados como qualquer ganhão no nosso Alentejo. Também usam cangas onde seguram dois grandes baldes para ir buscar água. Nesta região há grandes canais de irrigação“.

9 de Maio – (dois postais) “França. Ontem tive concerto com a Banda numa terra onde já fui. (…) Em regra, todos os franceses são miseráveis e avarentos“;França. Continuo passando bem e tudo vai decorrendo o melhor possível. Já deverás saber de cor a 1.ª parte dos meus bilhetes!? Sinto-me bem disposto e durmo regularmente. Já vai longe o pesadelo da viagem marítima em que de madrugada aparecia o índio no camarote e perguntava se queria tomar café e à hora das refeições ia para a mesa para me servirem sopa de casca de laranja azeda e doce sem açúcar. Quando aparecia algum pitéu mais comível, de que só uma dose aproveitava, ouvia-se a voz do índio dizendo a frase sacramental: Finish! “.

11 de Maio – “França. Ontem tive concerto com a Banda. Entre outros trechos toquei a Tosca e a Sinfonia do Guilherme Tell, que agradou muitíssimo. A Banda apresenta-se com muita correcção e o serviço artístico é primoroso. Tenho muito trabalho, mas consigo o que desejo. Quando em confronto com as outras bandas é que se nota a grande superioridade da minha banda. Apresentam-se muito bem fardados, calçados, barbeados e com os instrumentos musicais bem limpos“.

Neste dia, 11 de Maio de 1917, entrou nas trincheiras o 1.º Batalhão português, o Batalhão de Infantaria 34.

12 de Maio – “França. Hoje tenho concerto onde já fui várias vezes. A professora pediu-me a Portuguesa para vozes para a ensinar a entoar às meninas. A França é o país das gorjetas; é uma verdadeira caça à gorjeta. Nunca se discute o preço de qualquer coisa. Quando se pergunta o preço de qualquer coisa é pegar ou largar“.

13 de Maio – “França. Actualmente está um calor abrasador. Não calculas o estado em que chego a casa depois duma estopada de 4 a 5 léguas“.

Neste mesmo 13 de Maio de 1917, aconteceu na Cova da Iria a denominada 1.ª aparição de Fátima.

14 de Maio – “França. O concerto de ontem foi muito concorrido e agradou muitíssimo. A festa da comunhão foi muito bonita. (…) A Primavera é um encanto; as estradas estão atapetadas de flores de várias cores; sobressaindo o branco; tardou mas agora está tudo muito bonito“.

Dispõe da inscrição de 15 de Maio de 1917 a folha com o poema “Vive la France“, cinco quadras manuscritas em francês, datadas de Enquin, com assinatura de José L. P. Faria, Capitão Adj.t.

Deixe uma Resposta

