1917 – há 100 anos – vinte e um

5 de Maio – “França. Hoje tenho uma grande revista e talvez principie a usar uma grande máscara durante algumas horas. Já há alguns dias que uso autênticas ferraduras nas botas. As botas estão à prova de água“.

28 de Abril – Portalegre: “O tempo corre muito lindo, parece que estamos no Verão“.

6 de Maio – (dois postais) “França. Ontem também tive concerto onde fui ultimamente mas fomos de carro. (…) A noite de 5 e madrugada de 6 foi uma coisa horrível. Nunca poderás fazer uma ideia aproximada de quanto isto é medonho. Estive deitado na cama, mas com a máscara. Ninguém pode dormir“; “França. Amanhã tenho grande passeio. [A Ordem deste dia determina que a Banda de Música se apresente amanhã em Bleury, em ordem de marcha, para acompanhar o 3.º Batalhão que segue para a 1.ª linha] Durante as manhãs encontramos grande quantidade de perdizes, coelhos e lebres. Há três anos que a caça está proibida. Tem estado um vento horrível; já me parece estar na Póvoa ou Portalegre“.

7 de Maio – “França. Cheguei bastante fatigado do passeio. (…) Como nesta região não há pedra, o sistema de vedação e divisão da propriedade é feito com uns arbustos especiais. Agora que tudo está verde é dum efeito lindíssimo“.

8 de Maio – “França. Há por aqui raparigas com 200 e 300 contos de fortuna guardando vacas e lavrando e fazendo serviços bastante pesados como qualquer ganhão no nosso Alentejo. Também usam cangas onde seguram dois grandes baldes para ir buscar água. Nesta região há grandes canais de irrigação“.

9 de Maio – (dois postais) “França. Ontem tive concerto com a Banda numa terra onde já fui. (…) Em regra, todos os franceses são miseráveis e avarentos“;França. Continuo passando bem e tudo vai decorrendo o melhor possível. Já deverás saber de cor a 1.ª parte dos meus bilhetes!? Sinto-me bem disposto e durmo regularmente. Já vai longe o pesadelo da viagem marítima em que de madrugada aparecia o índio no camarote e perguntava se queria tomar café e à hora das refeições ia para a mesa para me servirem sopa de casca de laranja azeda e doce sem açúcar. Quando aparecia algum pitéu mais comível, de que só uma dose aproveitava, ouvia-se a voz do índio dizendo a frase sacramental: Finish! “.

11 de Maio – “França. Ontem tive concerto com a Banda. Entre outros trechos toquei a Tosca e a Sinfonia do Guilherme Tell, que agradou muitíssimo. A Banda apresenta-se com muita correcção e o serviço artístico é primoroso. Tenho muito trabalho, mas consigo o que desejo. Quando em confronto com as outras bandas é que se nota a grande superioridade da minha banda. Apresentam-se muito bem fardados, calçados, barbeados e com os instrumentos musicais bem limpos“.

Neste dia, 11 de Maio de 1917, entrou nas trincheiras o 1.º Batalhão português, o Batalhão de Infantaria 34.

12 de Maio – “França. Hoje tenho concerto onde já fui várias vezes. A professora pediu-me a Portuguesa para vozes para a ensinar a entoar às meninas. A França é o país das gorjetas; é uma verdadeira caça à gorjeta. Nunca se discute o preço de qualquer coisa. Quando se pergunta o preço de qualquer coisa é pegar ou largar“.

13 de Maio – “França. Actualmente está um calor abrasador. Não calculas o estado em que chego a casa depois duma estopada de 4 a 5 léguas“.

Neste mesmo 13 de Maio de 1917, aconteceu na Cova da Iria a denominada 1.ª aparição de Fátima.

14 de Maio – “França. O concerto de ontem foi muito concorrido e agradou muitíssimo. A festa da comunhão foi muito bonita. (…) A Primavera é um encanto; as estradas estão atapetadas de flores de várias cores; sobressaindo o branco; tardou mas agora está tudo muito bonito“.

Dispõe da inscrição de 15 de Maio de 1917 a folha com o poema “Vive la France“, cinco quadras manuscritas em francês, datadas de Enquin, com assinatura de José L. P. Faria, Capitão Adj.t.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s