1917 – há cem anos – vinte e três

27 de Maio – (dois postais) “França. Já me chegaram as malas e mudei logo de quarto, porque aquele onde estava era uma verdadeira espelunca“; “França. O trabalho, por enquanto, não é nenhum. A direcção passa a ser a seguinte: Chefe de Música de Inf. 22 S. P. C. 4 C. E. P. França, até nova indicação. (…) De quase todas as povoações onde tenho estado consegui álbuns e bilhetes ilustrados para depois te oferecer“.

28 de Maio – (quatro postais) “França. Em regra às refeições ouve-se boa música e, quando não há luz, os foguetes encarregam-se de iluminar tudo“; “França. Ontem. Durante o dia, houve algum descanso musical; naturalmente os artistas limparam os instrumentos e prepararam as palhetas e embocaduras. (…) Ontem um papagaio que estava preso pelo pézinho fugiu. Às tais peças de fogo que ontem admirei dão-lhes o nome de patos bravos. A alvorada de hoje foi bastante estrondosa“; “França. O arraial do Espírito Santo foi muito bonito; admirei peças de fogo ainda não vistas por mim. As cegonhas (como as de S.ta Clara em Portalegre) executam trechos da Viúva Alegre com bastante correcção. A minha barraca é em forma de túnel; tem janelas com vidros de pano branco e os reposteiros são de linhagem; o lavatório é um caixote“; “França. Desde que me levanto até que me deito, ando sempre de saco a tiracolo, dando ideia dum peregrino ou pedinte. É admirável a indiferença com que tudo isto se encara. As caçadas são constantes, ou os pássaros são de bico amarelo, ou os caçadores são pouco experimentados, ainda não vi cair nenhum. Ontem fui ouvir missa a uma barraca onde houve, noutros tempos, vários divertimentos; ao fundo estavam os restos de um pobre piano que mãos hábeis puseram em tão miserável estado. Era digno de figurar num museu. Comprei uma valise e um saco de dormir; a valise serve de cama e mala (apanha tudo) e o saco de dormir é para me meter dentro dele; é tudo impermeável e forrado de lã por dentro e liga-se tudo com uma fortíssima correia. Com tal música é que dificilmente se consegue dormir. Já tomei banho na minha banheira de algibeira“.

No dia 28 de Maio de 1917, o Regimento de Infantaria 22 rendeu um batalhão inglês no 2.º sub-sector de Ferme du Bois. Tudo leva a crer que J. C. e os seus companheiros estarão ficado alojados nas proximidades de Lestrem [?], onde se irá em breve instalar o Quartel General da 1.ª Divisão.

29 de Maio – (dois postais) “França. Os malditos pássaros andam constantemente voando por cima da minha cabeça. Não são medrosos. Nesta altura, ainda se encara tudo isto como um divertimento. Joga-se o foot-ball com todo o entusiasmo sem ligar a menor importância ao que se está vendo e ouvindo. Durante o dia não se pode estar dentro da barraca por causa do calor. Passo os dias no quintal e faço da mesa de jantar secretária“.

30 de Maio – (dois postais) “França. Temos outra mudança de casa. Actualmente temos uma vida muito semelhante à dos ciganos. Não nos deixam aquecer muito o lugar“; “França. O tempo refrescou muito e com tendência para chuva. A grande filarmónica não me deixou dormir absolutamente nada na madrugada de 29; foi uma coisa medonha. (…) Por estas paragens há mais ferro que pedra“.

31 de Maio – (dois postais) “França. Há uns 8 dias que não tenho serviço algum; já vou estranhando tanto descanso. Ontem houve um copo de água oferecido aos oficiais ingleses que nos cedem o lugar“; “França. Hoje vamos tocar a uma povoação muito bonita. Fazemos a viagem em automóvel. Principia outra vez o serviço a apertar“.

Balanço postal do mês de Maio de 1917. De França chegaram a Portalegre 42 postais, dos quais 15 são de tema romântico, 2 com navios, 8 infantis, 3 com bandeiras dos aliados, 6 de caça e 8 de tema militar, com figuras femininas.  De Portalegre foram recebidos em França uma carta e um postal, este do tipo infantil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s