Hergé, Tintin e a Medicina – catorze

Dr. J. W. Müller

É, como Roberto Rastapopoulos, um dos maiores opositores de Tintin. Aparece pela primeira vez em A Ilha Negra, onde faz de médico e director de um asilo psiquiátrico, mas na realidade dedica-se a liderar uma quadrilha internacional de falsificadores de moeda.
Em Ouro Negro, Müller deixou crescer a barba e actua como agente de companhia de petróleo Skoil, vendendo gasolina adulterada. Tintin encontra-o de novo em Carvão no Porão onde o médico se tornará general do exército do sheik.
Nestor É o mordomo do Capitão Haddock. Aparece pela primeira vez como mordomo do irmãos Loiseau, dois antiquários e criminosos. Quando o capitão Haddock se instala no castelo de Moulinsart contrata-o como seu mordomo, pois sempre o serviu bem. Embora muitas vezes seja repreendido pelo capitão, ele é fiel, ainda que tenha o defeito de ouvir conversas privadas através das paredes.

Seraphín Lampión

É um agente de seguros, pai de numerosa família e sinónimo de aldrabão sem vergonha. Faz a sua primeira aparição no Dossier Tournesol, quando uma avaria no seu carro o obriga a pedir abrigo temporário no castelo de Moulinsart. As suas jovialidade e extroversão fá-lo-ão em breve ganhar familiaridade com o principal habitante do castelo, o capitão, que, no entanto, extremamente se irrita com a sua presença. Lampión tentará fazer um seguro do castelo, o que vai ser a desculpa para repetir as visitas, que rapidamente se farão sem qualquer alibi, sempre acompanhado pela sua numerosa família ou outras personagens.
Incansavelmente, conta anedotas de um tio chamado Anacleto. É radioamador, presidente do Clube do Volante e membro de um grupo carnavalesco.

Abdallah

É o filho único do emir governante do Khemed. É uma criança mimada pelo seu pai, que lhe chama “pequeno tesouro” e está sempre disposto a tolerar e desculpar as suas tropelias desde que não seja ele próprio a vítima. Hiperactivo e insuportável, nunca deixa de fazer partidas a todos os que se cruzam seu caminho, incluindo o próprio Tintin e, especialmente, o Capitão Haddock. Em Ouro Negro, Abdallah é sequestrado pelo Professor Smith (que na verdade é o malvado Dr. Müller) como parte de uma trama envolvendo o sheik Bab el-Ehr, adversário do emir, a companhia aérea Arabair e a petrolífera Skoil, que pretende expulsar Ben Kalish Ezab do poder.

Zorrino

É uma criança indígena Quechua vendedora de laranjas. Tintin salva-o de uma parelha de brutamontes, pelo que Zorrino o servirá a partir de então como guia, no episódio do Templo do Sol. Quando são capturados pelos Incas, Zorrino é perdoado, mas deve permanecer com os outros no templo para o resto dos seus dias.

Outras personagens

Seria impossível e distante do objectivo do trabalho aqui incluir uma lista mais ampla das personagens que ganharam algum destaque nas aventuras de Tintin, mas isso implica “deixar no tinteiro” figuras como o comerciante português Oliveira da Figueira, o piloto estónio Piotr Pst, o coronel sildavo Boris ou Sponsz, seu rival da Bordúria, ou o general Tapioca. É claro que todos os médicos que aparecem nas aventuras serão abordados com especial detalhe.
Apenas mais duas notas: a única personagem que existiu na vida real e também foi contemporâneo dos quadradinhos, foi Al Capone;  e o próprio Hergé se fez figurar por cinco vezes nas aventuras de Tintin.
Para citar dados quantitativos sobre o número de personagens que são nomeadas nas aventuras de Tintin, vemos que no trabalho em castelhano de Toni Costa, El Diccionario de Tintin (Barcelona, ​​Ed. Juventud, 1986), aparecem 120. Se consultarmos uma obra francesa mais ambiciosa, De Abdallah a Zorrino (Mazgovine C., Tournai, Ed. Casterman, 1992), a lista amplia-se para 325 figuras, embora aqui se incluam todas aquelas que apenas são escritas num simples cartão de visita, por exemplo.
Note-se que a percentagem de figuras femininas em ambos os casos ronda, apenas, escassos 5%.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s