Salão do Brinquedo de Lisboa – hoje!

O Salão do Brinquedo de Lisboa, que vai já na sua 18.ª edição, foi criado para colmatar a falta de um evento deste tipo (feira de brinquedos antigos e de colecção) no centro de Lisboa e para responder ao crescente interesse do coleccionismo de brinquedos antigos, BD vintage e derivados. Este tipo de evento não tem fins lucrativos, tem como objectivo a divulgação do tema, reunindo coleccionadores e entusiastas para intercâmbio de peças e conhecimentos. Há um número limitado de mesas disponíveis (que terão de ser reservadas antecipadamente) para os participantes exporem as suas peças, mas todos os visitantes poderão trazer brinquedos que queiram vender ou trocar e a entrada é gratuita

Em paralelo com a feira, realiza-se uma bolsa de avaliações, coordenada pela organização, com a colaboração de participantes, consoante os temas. Todos os visitantes podem trazer os seus brinquedos antigos para serem avaliados, sem encargos.

Realizou-se também no 1.º Salão, em 29 de Outubro de 2011, um leilão de beneficência com objectivo de angariação de fundos a favor de uma instituição de solidariedade social (Terra dos Sonhos). Dado o sucesso desta iniciativa e a generosa adesão de diversos participantes e visitantes, tanto na doação de peças para leiloar, como na licitação das mesmas, repetiu-se esta acção em 2015, desta vez a favor da Sonha Faz e Acontece. Agradecemos antecipadamente a quem quiser doar peças para leilão. Alternativamente, quem tiver interesse em vender as suas peças avaliadas, poderá incluí-las num futuro leilão, recebendo o valor final, deduzido da comissão que normalmente uma leiloeira cobraria, sendo que neste caso essa comissão reverte também inteiramente a favor da instituição.

Na prática, as duas iniciativas estão interligadas para facilitar a quem quiser alienar um brinquedo antigo, uma vez que o pode ter avaliado e de seguida vendido num leilão onde potencialmente haverá mais interessados em licitar do que num leilão tradicional, com a vantagem adicional de saber que está a ajudar uma boa causa.

Para coordenar esta operação de angariação, e animar a festa, conta-se regularmente com a delegação portuguesa da 501st Legion, grupo de fans Star Wars, vestidos a rigor de personagens “maus” da saga, que certamente irão dar um colorido especial a esta iniciativa. Não se esqueçam de vir munidos de máquina fotográfica ou telemóvel com câmara, pois não é todos os dias que podemos tirar uma foto ao lado de Darth Vader ou de um Stormtrooper !!!!!!!!!

Para este ano de 2017 teremos ainda mais 2 edições do Salão do Brinquedo, em Setembro e Dezembro. Conta-se novamente com uma equipa de avaliadores à disposição do público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s