António Maria de Sousa (1940-2017)

Uma ribeira a caminho do mar

É assim o título de uma reflexão que connosco partilhou num projecto comum, a revista Aprender da Escola Superior de Educação de Portalegre. Ele próprio é agora mais uma ribeira a caminho do imenso mar…

A notícia da morte de António Maria de Sousa chocou-me pelo inesperado. O nosso último encontro, lembro-o bem, foi ainda em Portalegre quando ele com a Fernanda ali se deslocaram para fraternalmente me acompanharem num momento particularmente doloroso da minha vida.

Quando quase em quarto de século passado os acidentes desta mesma vida me trouxeram para o Oeste, procurei o seu contacto. Logo que o obtive pela Escola Superior de Educação de Portalegre, a nossa casa, de imediato com ele falei, à distância. Ficou entusiasmado e guardo desse instante a expectativa do encontro próximo que em vão aguardei.

Sei que a grave doença da Fernanda foi adiando o abraço, ao vivo  e em directo, assim como a inerente fatalidade provocou um novo impasse. Tentei timidamente rompê-lo, sem êxito, por duas ou três vezes. O pudor pessoal fez o resto e os dias, implacáveis, foram passando em semanas, meses e anos acumulados, connosco à distância de um passo que nunca fomos capazes de transpor. Agora sem solução…

Guardo do António Maria a imperecível lembrança de um homem superior, ribeira mal contida pelas margens, idealista em excesso porque incapaz da concretização de tantos, tantos sonhos e projectos, afável e generoso, convincente e determinado.

Curvo-me perante a sua memória e sinto-me empobrecido pela perda de um amigo, o velho senhor do casaco azul, a caminho do mar. Mais um.

António Martinó de Azevedo Coutinho
Peniche, 11 de Junho de 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s