Hergé, Tintin e a Medicina – dezasseis

  • Resultados

Há vários eventos relacionados com o mundo da medicina e da saúde nas aventuras de Tintin, que foram identificados e analisados em detalhe. Como se obtiveram várias centenas de registos (só de Tintin são 161!), foram separados por categorias para uma melhor compreensão, conforme se descreve a seguir. Ao contrário de anteriores trabalhos publicados foram abrangidas todas os personagens da série e não apenas Tintin e os seus companheiros próximos. Os dados foram obtidos através de uma análise descritiva geral e pela comparação de amostras independentes com as variáveis ​​categóricas. 

  • Doenças descritas ou aludidas

A seguir apresentam-se todos os quadros clínicos, sejam sintomas, sinais, síndromas ou doenças mencionadas nas aventuras de Tintin. No quadro 7 observa-se a patologia infecciosa descrita ou referida. No quadro 8 incluem-se as restantes doenças, não infecciosas.

* Doença imaginária presumivelmente causada por uma substância extraída de coca

  • Situações de perda de consciência. Traumatismos.

Sabe-se que golpes, socos, quedas, cabeçadas, porradas, pontapés, patadas e coices são utilizados como um dos principais recursos para produzir comicidade em vários meios de comunicação de massa, como cinema, circo, séries de televisão, desenhos animados e, sem dúvida, os quadradinhos. Isto acontece, especialmente quando estes meios são destinados a um público infanto-juvenil adolescente e revelam-se quase tão frequentes como o número de vinhetas, pelo que foram omitidos neste estudo.

Pela frequência com que o protagonista sofre tais acontecimentos, quis-se diferenciar Tintin do resto das personagens, como pode ser visto no quadro 9. Ele sofre aproximadamente o mesmo número de traumatismos severos (22 versus 26) que o resto das personagens. Um dado importante a ter em conta é que sete em cada dez destes  episódios ocorreram na primeira época das aventuras (historietas a preto e branco), o que dá a ideia de que a princípio Hergé recorria muito mais frequentemente a tais situações, certamente para provocar humor. À medida que  avançou temporariamente na banda desenhada a narração tornou-se mais amadurecida e esses episódios tornaram-se menos comuns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s