Hergé, Tintin e a Medicina – dezassete

No quadro 10 descrevem-se os traumatismos sofridos por Tintin com  perda de consciência. Estes são muito variados, desde o clássico soco até um bastão de madeira, passando por bater contra uma árvore ou ser agredido com uma garrafa. Não há até falta de situações exóticas como uma maçã gigante ou um osso… A maioria das situações foi sofrida nas suas primeiras aventuras, como já ficou mencionado. Por duas vezes ele foi hospitalizado e por uma outra fingiu ter desmaiado para escapar de uma situação difícil.

Os episódios de perda de consciência sofridos pelo protagonista por causas não traumáticas estão recolhidos no quadro 11. Existem aqui várias causas: clorofórmio, gás narcótico, quase afogamento, disparos por arma de fogo, intoxicação por monóxido de carbono, estrangulamento, desidratação, hipoxia (baixo teor de oxigénio), acção da anti-gravidade e mesmo hipoglicemia por jejum prolongado. Nem sequer falta o momento “mágico” de ser raptado por extra-terrestres. Em quatro destas ocasiões ele foi hospitalizado, necessitando de cuidados médicos em outras tantas.

Nos quadros 12 e 13 mostram-se os episódios das aventuras de Tintin, com traumatismos sofridos pelas personagens habituais (boas e más) e pelas restantes, sendo Tintin excluído.

O quadro 14 expõe as situações de inconsciência não traumática sofridas pelas restantes personagens, com excepção de Tintin.

Às causas acontecidas com as personagens devem ser adicionados os desmaios sofridos por várias mulheres, especialmente por Bianca Castafiore.

Somando todas as causas de perda de consciência teremos no total 45 episódios por traumatismos afectando 64 personagens assim como 26 situações de confusão para o resto das causas ocorridas com 84 sujeitos. Trata-se de altas percentagens se tivermos em conta que o número aproximado de personagens listadas nas 24 aventuras foi de 325, o que indica que quatro em cada dez delas sofreram um qualquer desfalecimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s