O São João aquém e além Atlântico

A partir da passada sexta-feira e até ao dia 1 de Julho o concelho de Arronches, distrito de Portalegre, está a celebrar o São João, nos tradicionais festejos em honra do seu padroeiro.

Sardinhadas, animação musical, marchas populares, corridas de touros e eventos desportivos são algumas das actividades que constam do programa iniciado com as tradicionais largadas de toiros, que animaram durante quatro noites o Rossio de Arronches.

O ponto alto das festas decorre amanhã, sábado 24, dia de Feriado Municipal, cujas comemorações se iniciam logo pela manhã com a celebração do terceiro aniversário do grupo de Fumaças de Arronches, a que segue o habitual Içar da Bandeira, que vai decorrer na Praça da República ao som da Banda Sociedade Recreativa Alegretense.

Pelas 11h, tem lugar a Missa Solene na Igreja Matriz, prosseguindo o programa às 16h com a inauguração da exposição de bonecas “O Mundo de Alzira Farinha“, que vai estar patente no Museu (a) Brincar. Ainda durante a tarde, pelas 17:30h, vai ser inaugurada a nova sede da Associação “Reviver+”, seguindo-se, pelas 19h, o Passeio de BTT do Clube Columbófilo.

Para a noite está reservada a Grandiosa Corrida de Touros e, a fechar o programa, o baile abrilhantado pelo grupo musical “Duo Lunar”.

A apresentação do livro “Foi como um rio“, da autoria de Francisco Ceia, na Biblioteca Municipal, dá inicio ao programa agendado para o dia 25, domingo, que vai ainda contar com a realização, pelas 20h, de uma caminhada nocturna e termina depois com um bailarico que vai contar com a animação musical do DUO MP.

Nessa noite o grande destaque vai para as sempre bonitas Marchas Populares dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches, do Infantário do Centro de Bem Estar Social, da Academia Sénior e da Escola de Música que prometem dar cor e alegria ao Jardim do Fosso.

No dia de São Pedro, que se celebra a 28 de Junho, o Jardim do Fosso vai ser o ponto de encontro para centenas de pessoas com uma sardinhada e baile abrilhantado pelo grupo “Sol Nascente”. Pelas 00h, tem lugar a Queima do Mastro.

As festas terminam no dia 1 de Julho, em que está agendado, pelas 22h, o XXXV Festival de Folclore e em seguida o Jardim do Fosso transforma-se numa discoteca ao ar livre com a actuação do Dj PG.

Se atravessarmos o Atlântico, penetrando para além do sertão nordestino brasileiro, atingimos a cidade serrana de Portalegre RN.

Quando em 8 de Dezembro de 1761 o juiz português Miguel Carlos, meu pentavô, assinou o auto relativo ao solene levantamento do pelourinho da Vila de Portalegre e à instalação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São João Baptista mal poderia imaginar que estes padroeiros se tornariam perene motivo de comemoração local.

Com efeito, tanto Nossa Senhora da Conceição como São João Baptista continuam, hoje e para sempre, pretextos portalegrenses para as maiores festividades da linda cidade serrana potiguar, irmã da Portalegre alentejana.

O São João Alegre, a maior e mais participada festa junina do Alto Oeste brasileiro, numa realização da Prefeitura Municipal, inclui os números de agrado certo, para além da solene comemoração religiosa. As barracas com comida típica, artesanato e outras atracções, as quadrilhas e os passeios de carroça, o folclore e a música nordestina constituem uma programação de excelência, susceptível de congregar residentes e visitantes.

Foi realizada em 2 de Maio de 2017 mais uma reunião do Tradicional São João Alegre do município de Portalegre RN. Na oportunidade a comissão organizadora dialogou sobre alguns pontos que serão de suma importância para a realização de mais uma edição.

Na ocasião o Prefeito Municipal, Neto da Emater, confirmou a realização de mais uma edição, estando o evento previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de Junho, sexta e sábado, portanto hoje e amanhã, na cidade serrana. 

Na oportunidade ficou decidido que acontecerá o tradicional passeio de carroças pelas ruas da cidade, mini festival de quadrilhas estilizadas, apresentações de quadrilhas das escolas municipais e estaduais, casamento matuto e o arraiá de rua que acontece durante a tarde no município.

O São João de Portalegre têm marca registada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, considerado um dos melhores da região, época que movimenta o turismo e dinamiza a economia.

Arronches e Portalegre RN assumem no tradicional São João, seu comum padroeiro, as respectivas festas maiores. Trata-se de uma mera coincidência, mas existem pontos de contacto, que a História regista e aqui se recordam. Com efeito, o juiz Miguel Carlos, regressando à Pátria, casou por duas vezes (após viuvez) em Arronches. Desta vila alentejana era natural D. Francisco Xavier Aranha, notável bispo de Pernambuco que teve forte intervenção pastoral na fundação da vila de Portalegre RN.

O São João festivo não é, portanto, o único elemento de ligação entre duas localidades tão afastadas no espaço e tão próximas no afecto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s