Carta aberta ao intelectual Francisco Geraldes

Caro Chico Geraldes

Há um gajo das literaturas que escreveu um dia que não deve o sapateiro passar além das chinelas. Tu foste contratado para dares pontapés ou cabeçadas na bola e não para leres nos intervalos e antes ou depois dos desafios. Assim, estás a fornecer um mau exemplo aos mais jovens.

Enfim, ainda se lesses a Bola ou o Record vá que não vá… Mas leres Saramago, antes do jogo com o Valência, é o máximo! E logo o Ensaio sobre a Cegueira! És mesmo ceguinho… Por que não frequentas apenas cartilhas pedagógicas e outros bons textos como eu faço?

Para mais és reincidente. Ainda há uns meses, quando acabou o jogo da tua malta contra o Boavista, regressaste a casa no metropolitano, como qualquer gajo do povo,  e até foste fotografado a ler. A ler!!!???

Dessa vez, ao que parece, até lias o livro de um tipo coreano a criticar a Coreia do Norte, imagine-se. Não sabes que isso é muito perigoso?

Segue o meu conselho: trata mas é de comprar um Mercedes, Ferrari,  Porsche, Maserati ou Jaguar como fazem os teus colegas e regressa em beleza a casa sem te entregares a esse péssimo vício da leitura. E ouve os clássicos, como os teus companheiros do banco, Ágata, Tony Carreira, Emanuel, José Malhoa, Quim Barreiros…

Bem fizeram o Bruno mais o Jesus que te obrigaram a devolver os livros enviados pela Fundação Saramago. Tentações do diabo… E foi justo o castigo, embora me pareça muito brando, de seres obrigado a empunhar em público um esférico em vez de um livro, de teres à disposição um maço de jornais desportivos em vez dessas porcarias da literatura, que só servem para embrutecer o espírito. Vai por mim!

E trata mas é de ver e ouvir as minhas palestras na televisão e de leres os meus mails, para aprenderes alguma coisa de jeito.

Recebe um amistoso pontapé nas canelas do teu

Gedro Puerra

One thought on “Carta aberta ao intelectual Francisco Geraldes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s