Matriosquices…

A matrioska (ou matriosca) é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia. É caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas umas dentro das outras.

De acordo com a cultura russa, as matrioskas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. O facto de uma boneca sair de dentro de outra maior representa o acto do parto, quando a mãe dá à luz a sua filha e, consequentemente, a filha dá à luz a outra criança, e assim sucessivamente. 

O artigo de opinião que o Diário de Notícias há dias divulgou, proveniente do Brasil, acrescentava um novo sentido à palavra matriosca, não propriamente tão benevolente, pelo contrário bastante crítico. O presidente matriosca, segundo o jornalista, relembra a sucessão de primeiras figuras da mais alta política brasileira que parecem sair uns de dentro dos outros, não no sentido criador da maternidade mas no sentido destruidor da suspeita e da corrupção. Lula, Dilma e Temer parecem saídos de uma idêntica forma modeladora e corporativa de desconfiança, como que encaixados uns nos outros…

Lembrei-me da presidencial matrioska (aqui uso mesmo o K original) que adquiri certo dia em Berlim a um vendedor de rua eslavo (talvez mesmo russo), próximo do histórico Checkpoint Charlie. De Lenin a Gorbachtev, passando por Estaline, Brezhnev e Ieltsin, estão lá quase todos os mais famosos líderes soviéticos, encaixados uns nos outros. Hoje seria acrescentado à relação o inenarrável Putin.

Presidentes matrioskas.

A História repete-se, embora as generalizações -como sempre- possam ser injustas e até perigosas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s