As imagens falam como gente

Tenho muito apreço pela escrita e pela literatura, mas a minha maior inclinação pende para a imagem e a sua capacidade comunicacional. A sábia associação entre ambas conduziu-me, desde sempre, ao fabuloso universo da banda desenhada. Aliás, dou aqui no blog conta muito explícita e frequente desta preferência.

A prática profissional proporcionou-me a permanente vivência das questões da expressão pela imagem, o que considero como um privilégio. Depois, alguns felizes acasos da vida permitiram-me um estreito e prolongado contacto com autênticos mestres desta área e basta-me entre estes citar dois, Calvet de Magalhães e René la Borderie, para exemplificar com rigor tão raras oportunidades de formação. Quer a partilha da pedagogia amplamente confirmada quer a própria possibilidade de investigação constituíram inesquecíveis e proveitosas experiências pessoais que me marcaram.

Sou por isso particularmente sensível a tudo quando diga respeito à utilização quotidiana das imagens, em particular das que os diversos meios de comunicação escolhem para efeito de ilustração, visando objectivos bastante distintos, por vezes manipuladores e quase inconfessáveis. Incluo aqui censuras, mutilações, distorções e manipulações das imagens, muito mais frequentes do que se possa pensar, sobretudo nas campos da publicidade e da política.

O caso que hoje abordo é recente e passou relativamente despercebido entre nós.

A Getty Images é uma organização dedicada a constituir-se como a fonte de conteúdos visuais mais confiável e apreciada do mundo, com mais de 200 milhões de activos disponíveis através de sites líderes da indústria da imagem internacional. A organização atende clientes criativos, empresariais e de meios de comunicação em quase 200 países e é o primeiro lugar onde as pessoas se dedicam a descobrir, comprar e compartilhar poderosos conteúdos dos melhores fotógrafos e criadores de vídeo de todo o mundo.

A Getty Images trabalha com mais de 200 mil colaboradores e centenas de parceiros de imagem para fornecer uma cobertura abrangente de todos os eventos de notícias, desportos e entretenimento, assim como o arquivo digital mais abrangente do universo da fotografia histórica.

Ora foi aqui que recentemente os órgãos de comunicação foram colher imagens ilustrativas de uma recente cimeira europeia onde Trump participou e teve oportunidade para conhecer e conferenciar com Putin.

Entre a profusão de imagens sequenciais de todas as sessões, algumas abrangeram certas figuras carismáticas da política mundial. Acontece que a Andalou Agency, organização oficial turca de informação, terá aproveitado uma dessas fotografias onde constavam, entre outras personagens, os presidentes Trump, Macron e Erdogan, assim como a primeira-ministra Merkel, para lhes “juntar” o presidente Putin. Ora esta situação nunca terá acontecido, pelo menos naquele local e naquele momento.

E o “acrescentado” Putin à cadeira vazia parece mesmo constituir a figura central das atenções protagonizadas por todo o grupo…

Como manipulação de imagem e de intenções está perfeita, apenas lhe faltando ser autêntica. Apenas!

Logo um site nacional lhe juntou, em alternativa, uma nova personagem, Marques Mendes.

Pela minha parte, não quis ficar atrás e posso garantir que naqueles momento e lugar estava efectivamente sentada na cadeira a dupla Tintin-Milou. Aqui fica a prova, devidamente documentada, porque o fotógrafo estava lá.

A imagem fala como gente.

Se alguém dela duvidar, aconselha-se um pedido de confirmação junto dos presidentes Trump e Erdogan porque, como é sabido, estes dizem sempre a verdade e só a verdade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s