LER É PERIGOSO

Ler é viver, ler é respirar.

Tudo o que se queira ou possa escrever sobre a leitura é uma redundância, um pleonasmo. Já foi dito tudo o que havia a dizer. Apenas podemos tentar dizê-lo de outra forma.

No entanto, talvez seja necessário, talvez seja urgente dizê-lo.

Não é por acaso que as ditaduras sempre vêem nos livros o seu mais influente inimigo. Desde a Inquisição até ao nazismo, implacáveis ditaduras do espírito, a censura literária foi um dos mais implacáveis instrumentos das suas tenebrosas acções.  Queimar um livro perigoso nunca foi para um ditador atitude menos relevante que queimar uma pessoa inconveniente.

Quem lê pensa e pensar nem sempre é um comportamento social ou politicamente tolerado pelo poder.

Ler, provavelmente, é subversivo. A propósito, já leram Fahrenheit 451, de Ray Bradbury? Talvez seja esta uma primeira proposta, que vale bem a pena.

Entretanto, sugiro que vejam e oiçam Leandro Karnal.

Trata-se de um conhecido historiador brasileiro, actualmente professor da Universidade Estadual de Campinas na área de História da América. Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo, Karnal tem publicações sobre o ensino de História, bem como sobre História da América e História das Religiões.

As suas palestras são famosas e a que aqui proponho não foge à regra. Foi concretizada no teatro Carlos Urbim, em Porto Alegre, na decurso da sua 62.ª Feira do Livro, em 8 de Novembro de 2016, há pouco mais de seis meses.

A palestra tem o título de Ler é Viver, o que me parece bem adequado.

E muito actual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s