O pano e a nódoa

Reconheço-me um pouco assim, ainda que procure evitá-lo. No entanto, não sou generoso na apreciação crítica de outros…

Voltemos à crítica cinematográfica. Os jornais diários abundam no género, publicando quotidianamente opiniões sobre as estreias. Alguns jornalistas, por vezes privativos, exercem ali a sua capacidade de interpretar os pontos mais importantes do filme em apreço e opinam a tal respeito, tendo frequentemente como base textos e informações de outras fontes que possam eruditamente complementar os argumentos apresentados. O produto final deveria constituir um texto objectivo e claro, imparcial e dotado de fácil entendimento e compreensão para os leitores vulgares, que todos somos.

Creio que há aqui, logo à partida, uma distinção básica fundamental. Enquanto na literatura -e volto a Régio!- os críticos são quase sempre oficiais desse mister, julgo que no cinema isso não se verifica.

Não sendo vidraça, qualquer crítico -ou pseudo-crítico- de cinema pode facilmente converter-se num irresponsável atirador de pedras. Sinceramente, penso isto quando leio as críticas indígenas de cinema, o que não exclui de modo algum o reconhecimento de haver nesta família as habituais e honrosas excepções. Muito excepcionais.

Em vez de formadores de opinião, os nossos críticos procuram baralhar as legítimas convicções pessoais dos leitores. Brandindo a sua impiedosa sapiência, eles revelam-se convictos praticantes da dimensão vesga e negativista da crítica. Dizer mal é, para eles, a exclusiva forma de afirmação.

A liberdade de apreciação é uma inestimável conquista pessoal e os críticos, sem abdicar dessa prerrogativa, deveriam estimulá-la. Infelizmente, raramente isso se pode constatar.

Alinho a seguir algumas recentes recensões críticas a propósito de dois filmes que aqui expressamente destaquei, sobretudo pela sua relação com a banda desenhada. Bastará lê-las para se perceber o que quis aqui dizer.

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s