Salvemos a Robinson!

 

Foi anteontem publicada em Diário da República a recomendação ao Governo para preservar e valorizar o património industrial da Fábrica Robinson, na sequência da Petição “Salvem a Robinson”:

“A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5  do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo  que:

1 — Promova o diagnóstico da situação do património  industrial e do edificado da Fábrica Robinson, parte do conjunto classificado de interesse público que integra a Igreja e o antigo Convento de São Francisco, calendarizando uma intervenção urgente para garantir a sua salvaguarda e determinando as medidas provisórias ou técnicas de protecção  indispensáveis e adequadas para o efeito, nomeadamente as que revelam maior urgência.

2 — Garanta as obras necessárias e fulcrais para assegurar  a protecção e segurança imediatas do edificado e do espólio da Fábrica Robinson, em especial das chaminés, do telhado e das máquinas, face a intempéries, actos de vandalismo ou outras situações susceptíveis de causar perdas e danos irreparáveis a este valioso património arqueológico,  industrial e corticeiro.

3 — Mobilize recursos, nomeadamente financeiros, com  vista aos trabalhos de protecção, conservação e valorização  dos bens que integram o referido património, no âmbito da  Lei de Bases do Património Cultural, em harmonia com as demais normas estabelecidas sobre a matéria e sob a orientação dos serviços competentes.

4 — Adopte medidas de requalificação e revitalização  do património da chamada «Fábrica da Rolha», nomeadamente dando novas funcionalidades aos seus sete hectares e tornando-os um recurso de desenvolvimento local,  regional e nacional.

5 — Desenvolva, em colaboração com a Fundação Robinson,  a Câmara Municipal de Portalegre, instituições científicas, educativas, associativas, sindicais, empresariais e outras entidades, a nível local e nacional, o conhecimento, estudo, protecção, valorização e divulgação do património material e imaterial que a fábrica da Sociedade Corticeira Robinson Bros, S. A. incorpora e representa, ímpar na região e em Portugal, dignificando a sua dimensão de espaço museográfico.

Aprovada em 28 de Novembro de 2017.

 O Presidente da Assembleia da República, Eduardo  Ferro Rodrigues.”

Reproduzi atrás o post colocado pelo vereador portalegrense Luís Pargana na sua página pessoal. Partilho o natural júbilo que legitimamente sente e felicito-o, uma vez mais, pela sua lúcida, corajosa e persistente luta em defesa de um património, único, de Portalegre e do país.
A iniciativa, levada a bom termo por Luís Pargana e pel’Os Verdes, mereceu a rara e unânime aceitação dos parlamentares. A recomendação destes ao Governo é muito clara e encerra uma evidente urgência, pelo que se espera agora uma resposta cabal e atempada, porque os riscos de perda desse inestimável património permanecem. A luta não acabou aqui…
A Fábrica da Rolha é uma herança de honra para Portalegre. As memórias ali encerradas são incontornáveis, como sinais de uma comunidade, então ainda viva e pujante, a que muitos de nós estamos ligados. Uma ilustre família inglesa -os Robinson- e os seus colaboradores merecem da nossa parte uma resposta condigna.
Pela minha parte, contei ali com o bisavô Silvestre Ceia e com os tios-avós Francisco e Manuel, este também activamente ligado à fundação da Cooperativa Operária Portalegrense. A iniciativa agora desencadeada tem de continuar até que Portalegre seja dotada de uma instituição que recorde e dignifique para sempre aquilo que a nossa Fábrica da Rolha representou para muitas gerações de portalegrenses e não só.
Salvemos a Robinson!
                                                                          António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s