Porto Alegre ou Porta Alegre?

Esta questão filológica entre Porto Alegre ou Porta Alegre, abordada por algumas personalidades portalegrenses, como por exemplo Ângelo Monteiro ou  Alexandre de Carvalho Costa, perdeu hoje qualquer interesse significativo. Recorde-se que este último dedicou ao tema um estudo, publicado pela Comissão Executiva das Comemorações do IV Centenário da cidade de Portalegre – Respigos Toponímicos e Gentílicos – O Nome “Portalegre” (1950). Acrescente-se que nesta edição é particularmente citado o artigo jornalístico hoje evocado.

Isto, noutros tempos, assumiu relevante importância. Foi como o caso de Ammaya, durante muitos anos erradamente ligado à fundação da cidade de Portalegre.

O semanário O Districto de Portalegre publicou, na sua edição de 18 de Março de 1927, um curioso texto assinado por J. Moreirinhas.

Diplomado em Letras e Teologia pela Universidade de Coimbra, José Cerqueira Moreirinhas (1884-1942) leccionou nos liceus da Póvoa do Varzim e de Portalegre, onde viria a ocupar o cargo de reitor.

Esteve em Portalegre durante 14 anos, entre 1914 e 1928.

Neste mesmo ano transferiu-se para Lisboa, tendo sido professor e reitor do liceu D. João de Castro. Faleceu aos 58 anos de idade e deixou um conjunto de títulos, sobretudo ligados à didáctica da aprendizagem da Língua Francesa para o ensino liceal. Em 2013, o seu sobrinho José Eduardo Moreirinhas Pinheiro editou alguns textos inéditos ligados à pedagogia, escritos pelo tio, em Literatura e história.

Aqui fica, como curiosidade filológica, Porto Alegre ou Porta Alegre?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s