Dia Nacional do Pescador – Peniche

Peniche assinala nos dias 31 de Maio e 3 de Junho o Dia Nacional do Pescador. O último dia do mês de Maio foi designado por decreto de 1997 para celebrar e evocar a dura faina protagonizada por aqueles que, dia após dia, noite após noite, fazem do mar, da pesca e actividades afins o seu quotidiano.

Tendo como principal protagonista a actividade de Pescador, o dia da sua celebração tem vindo a ser assinalado em dois momentos, visando conciliar a celebração oficial da data com a disponibilidade dos celebrados.

Embora no ano corrente o dia 31 coincida com Feriado Nacional, as actividades acabam por decorrer nesse dia e durante o fim-de-semana que se lhe segue, como tem sido usual nos últimos anos.

Assim, no dia 31 de Maio, pelas 16:00 h, a bordo da Traineira “Afrodite” – no Porto de Pesca de Peniche – será apresentado o projecto “Territórios com História”.

A “Gastronomia de Bordo” será aí tema de conversa e motivo para a realização de um “Showcooking” e degustação de receitas de bordo, sob a direcção da Chef Patrícia Borges.

O Projecto “Territórios com História” une três Municípios – Ílhavo, Murtosa e Peniche – que estão ligados pela temática do Mar e pelo que este representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar.

O projecto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” é financiado ao abrigo do programa Centro 2020.

No dia 3 de Junho – domingo – pelas 9:00 horas, serão lançados foguetes e, pelas 13:00 horas, a Cantina da Câmara Municipal será o ponto de encontro para um almoço / convívio de Homenagem ao Pescador de Peniche. Implantado à entrada da “Ribeira Velha”, o Monumento ao Pescador é onde, pelas 15:00 horas, será feita a deposição de uma coroa de flores.

Durante a tarde, a fundição e a metalo-mecânica serão actividades objecto da homenagem, centralizadas nas pessoas dos senhores João Pereira (Fundibronze), Tiago Gil (póstuma) – (Fundibronze), José Amaro (Fundibronze), José Maria (Penimar) e João Amaro (Fundibronze).

Seguir-se-á uma sessão de fados com os consagrados fadistas locais Cristina Luz e Emanuel Soares.

A celebração de uma Eucaristia em Homenagem aos Homens do Mar – na Igreja da Ajuda, pelas 19:00 h – encerrará em Peniche a celebração do Dia Nacional de Pescador – 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s