João de Azevedo Coutinho e Peniche – doze

BREVES  DADOS  BIOGRÁFICOS  DE
JOÃO  DE  AZEVEDO  COUTINHO – I

1865 – 3 de Fevereiro – Nasce em Alter do Chão João António de Azevedo Coutinho Fragoso de Sequeira, filho primogénito de Manuel de Azevedo Coutinho Fragoso de Sequeira (administrador dos antigos vínculos de família no Alto Alentejo) e de D. Maria Efigénia Pinto Guedes da Gama Lobo de Azevedo Coutinho.

1880 – 13 de Outubro Assenta praça no regimento de Cavalaria 4 aquartelado em Belém, Lisboa, como soldado.

– Cursa na Escola Politécnica os Preparatórios para a Escola Naval.

1882 – 10 de Novembro – É transferido para o serviço da Armada, para a companhia dos guardas-marinhas.

1884 – 29 de Setembro É promovido a guarda-marinha.

1885 – 10 de Fevereiro – Embarca na canhoneira “Vouga”, para uma primeira missão de soberania em Moçambique.

1887 – 14 de Janeiro – É louvado pelo governador-geral de Moçambique, pela sua luta pela extinção do tráfico de escravos e pela elaboração de planos hidrográficos no rio Muíte.

1887 – Numa “república” de estudantes em Coimbra, alguns alterenses tomam a iniciativa de fazer construir na sua terra um teatro a que darão o nome de João de Azevedo Coutinho.

1889 – Janeiro – Enfrentando uma terrível tempestade a bordo do vapor Mac-Mahon, João Coutinho amarra-se ao leme durante 17 horas consecutivas, e salva o navio carregado de material para Moçambique.

1889 – Outubro – É louvado pelo Ministro da Marinha e Ultramar, em nome de El-Rei, pela bravura de que deu provas ao conduzir voluntariamente vapores da esquadrilha do Zambeze, de Quelimane ao Chinde.

1889 – 17 de Novembro As forças do 1.º tenente Azevedo Coutinho tomam Chilomo, derrotando o régulo Melaure. É o início de inúmeras operações militares que lhe conferem uma aura de herói.

1889 Serpa Pinto mostra a sua amizade e apreço para com João de Azevedo Coutinho, dando a Chilomo o nome de “Vila Coutinho”.

1890 – 11 de Janeiro – A ocupação do Chire por João de Azevedo Coutinho, substituindo Serpa Pinto -retirado por doença-, constitui a “afronta” que acaba por conduzir ao ultimato inglês.

1890 – Agosto – As Cortes proclamam-no “Benemérito da Pátria” e é-lhe conferida a mais alta condecoração nacional: a Ordem de Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito.  Tem 25 anos de idade…

1890 – 11 de Setembro A Câmara Municipal de Portalegre, tendo “em atenção ao procedimento altivo e corajoso do jovem oficial da nossa marinha, o valente Azevedo Coutinho, delibera que, de hoje em diante, se denomine Rua d’Azevedo Coutinho a antiga Rua da Carreira, para que assim dê esta municipalidade um testemunho do muito apreço em que tem os serviços feitos à Pátria, nas nossas possessões ultramarinas por aquele tão digno português, bravo e simpático militar”.

1891 – Março A vila de Alter do Chão, sua terra natal, presta a João de Azevedo Coutinho uma grande homenagem.

1891 – 5 de Abril Da Acta da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Portalegre :

Aberta a sessão às onze horas da manhã, disse o Senhor Presidente que, em harmonia com a respectiva convocatória, tinha esta sessão por fim deliberar o meio de manifestar a Azevedo Coutinho, o herói do Chire, que se acha nesta cidade hoje, a simpatia e alto reconhecimento que esta Câmara e todos os Munícipes do concelho tributam ao seu ilustre compatriota. Resolveu a Câmara, por unanimidade, ir cumprimentar o valente e benemérito africanista, congratulando-se pela subida honra que esta cidade acaba de receber com a sua visita – e logo saiu em cumprimento daquela deliberação, eram onze horas e meia da manhã”.

1891 – Fins de Maio João Coutinho regressa a Moçambique, para novas campanhas.

1891 – 19 de Novembro Fica gravemente ferido no ataque à aringa de Mafunda, em virtude de tiros e da explosão de um cunhete de pólvora, onde as suas forças sofrem mais de trezentas baixas, chefiando a retirada em trágicas circunstâncias.

1892 – Lutando pela própria sobrevivência, em condições precárias, a recuperação do ferido vai prolongar-se por três longos meses…

António Martinó de Azevedo Coutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s